terça-feira, 18 de junho de 2013

Governador visita obra do Corredor Leste Oeste


Maior investimento em mobilidade urbana na Região Metropolitana da Grande Vitória colocado emprática pelo Governo do Espírito Santo, o Corredor Leste Oeste está sendo construído para se tornar a principal ligação entre municípios de Cariacica e Vila VelhaNa manhã desta terça-feira (18) ogovernador Renato Casagrande visitou os trechos que passam por intervenção e acompanhou de pertoandamento das obras.

A visita aos canteiros de obras também foi acompanhada pelos prefeitos de Vila Velha, Rodney Miranda e o de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, além do secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno e a diretora geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) Tereza Casotti e empresários das construtoras.

A primeira etapa já está concluída e a segunda tem 75% das obras executadas. Para o início do trabalho na terceira etapa já foi dada a ordem de serviço no mês de maio deste ano, e o Estado aguarda a finalização da etapa de desapropriações. “Esta obra é muito importante vai abrir uma nova frente de desenvolvimento nos municípios de Cariacica e Vila Velha. Estamos utilizando uma tecnologia para drenagem e estabilização do solo, mas temos outros desafios que são as quase 300 desapropriações na área. Concluída, a obra dará fluxo, velocidade para as pessoas que precisam transitar entre os municípios seja de carro ou com carga pesada”, disse o governador Renato Casagrande.

A obra está em pleno vapor e os recursos para dar continuidade ao trabalho estão garantidos, de acordo com o governador do Estado. “Estão previstas grandes transposições no cronograma de implantação do Corredor Leste Oeste, sendo uma no bairro Santa Catarina e outra na Ponte do Rio Marinho. Acabamos de contratar a última fase da obra que é a transposição do Rio Marinho.  São intervenções realizadas em etapas, mas que compõe um único eixo viário, que irá resultar na valorização da região. Estamos vendo que já estão acontecendo as ligações entre as vias que já existiam com as que estamos construindo”, salientou.

O secretário Fábio Damasceno frisou que as obras em andamento têm como objetivo a promoção da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a reorganização dos espaços urbanos, facilitando a mobilidade na Grande Vitória. “Não são obras isoladas. A Região Metropolitana é um grande eixo que precisa ser pensado como uma grande cidade, com 1,6 milhão de habitantes”, disse o secretário.

A diretora geral do DER, Tereza Casotti reafirmou que a obra na Leste Oeste está sendo executada em etapas. “Temos a primeira etapa que já foi entregue em 2010 e faz a ligação do Terminal Campo Grande ao Bairro Campo Belo, em Cariacica. Já a segunda está com 75% da obra concluída, e é dividida em dois trechos, que serão entregues até o fim deste ano”, pontuou.

O primeiro trecho vai da Rodovia Darly Santos até a intercessão do Rio Marinho, em Vila Velha, beneficiando bairros de mesmo nome, além de Araçás e Vale Encantado. A obra consiste na implantação de uma via que terá três faixas de tráfego de cada lado, com ciclovia e calçadas, um canteiro central de 11 metros com previsão futura para dar acesso aos corredores exclusivos para ônibus, conhecidos como BRT.

O segundo trecho está localizado em Cariacica e será a intercessão do Rio Marinho até Campo Belo com a implantação de via contendo três faixas de tráfego de cada lado, com ciclovia e calçadas e um canteiro central de 11 metros com previsão futura para o BRT. Os bairros beneficiados serão Bandeirantes, Santa Catarina, Valparaíso e Campo Belo.

A terceira etapa da obra prevê a transposição da adutora da Cesan, implantação de viaduto de acesso ao Bairro Santa Catarina e uma ponte sobre o Rio Marinho. Estas obras serão iniciadas nos próximos dias.

Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM)

O Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) do Governo do Estado é um investimento da ordem de R$ 3 bilhões e dará uma ‘nova cara’ à Grande Vitória. Ao todo, o programa prevê  51 ações, entre elas a pavimentação de 179 km de vias, reformas de terminais do Transcol, implantação de melhorias na frota de ônibus atual e na comunicação com o usuário do sistema público de transporte coletivo. Estão previstas obras viárias, projetos e outras ações com entregas ainda este ano, até 2014, 2016 e após 2016.

Dentro do Programa, todos os municípios da Grande Vitória serão beneficiados. Cariacica é a cidade que possui a maior parte desses projetos, incluindo melhorias no Terminal de Campo Grande e reforma e ampliação do Terminal Itacibá. Junto com Viana, o município conta com quatro grandes obras. São elas: o Eixo Viana Norte, Corredor Sudeste, Corredor Leste Oeste e o Corredor José Sette, além do projeto de engenharia da 4ª ponte.

Vila Velha será beneficiada com obras como o Corredor Leste Oeste, Corredor Bigossi, Saída Sul, Avenida Perimetral, além da Alça da Terceira Ponte e o Terminal de Vila Velha em fase de ampliação e modernização.

Já em Vitória, Capital do Espírito Santo, e no município da Serra, as avenidas Fernando Ferrari e João Palácios receberam alterações em suas estruturas, garantindo benefícios para a mobilidade da Grande Vitória. A implantação do sistema de transporte hidroviário também está prevista no programa.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Setop Gabriela Galvão Tel: 3636.9617/ 9967.6783 comunicacao@setop.es.gov.br Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES Betina Guimarães Tel. 27 3636 4404 / 9754 8048 e-mail: derbetina@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário