quarta-feira, 26 de junho de 2013

Governo promove Seminário de Prevenção às Drogas na Educação

Nas estratégias do Governo para atuar no combate e prevenção ao uso de entorpecentes, que visam àconstrução de um Plano Estadual de Ações Integradas sobre Drogas, a Secretaria de Estado daEducação (Sedu) tem papel fundamental pelo acesso direto a cerca de 300 mil crianças e jovens narede estadual de ensino. Com foco nos professores e perspectiva de uma formação sobre o tema, aSedu promove nesta quarta-feira (26) o “I Seminário Estadual de Prevenção às Drogas na Educação”, com o tema é a “A Escola em Rede”. O trabalho tem o apoio da Coordenação Estadual sobre Drogas(CESD), criada para integrar e articular todas as ações de Governo referente ao tema.


eventovoltado para educadores da rede estadual de ensinofaz parte do Programa Rede Abraço,que estabelece ações integradas sobre drogas em frentes como prevençãotratamento e reinserçãosocial. A proposta é discutir as políticas públicas direcionadas ao trabalho na escolaDurante oseminário também deverão ser apontadas diretrizes para a educação em prevenção às drogas efomentar a prática pedagógica de projetos nas escolas da rede estadual.

governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da EducaçãoKlinger Barbosa participaramda cerimônia de abertura do semináriorealizado no Centro de Convenções de Vila Velhalocalizado naPraia de Itaparica.

“Quando nós assumimos o Governoiniciamos um trabalho de prevenção e tratamento de drogasÉum tema relevantepois observamos o aumento do consumo de entorpecentes na nossa sociedade.Instituímos a Coordenação Estadual sobre Drogaspara integrar e reforçar ações em várias áreas,como saúdesegurançaassistência social, dentre outrasPor meio da Rede Abraçopsicólogos epsiquiatras estarão disponíveis em parcerias terapêuticas para prevenirtratar e inserir pessoas nasociedade”disse Renato Casagrande.

“Esse projeto é a concretização de um longo período de discussões sobre o grande problema dasociedade que são as drogasEssa iniciativa se desdobra para que os professores trabalhem com esseassunto nas escolaspois temos um potencial imenso para issoQueremos que a escola não se sintasozinha nesse assuntoEstamos trabalhando juntos”destacou o secretário Klinger Barbosa Alves.

Para o coordenador Estadual sobre Drogas, Ledir Porto, esse é um grande comprometimento da Sedu com a Rede Abraço, “a prevenção é extremamente importante e vem fazendo muito efeito, pois temos uma estrutura para trabalhar em rede. Esse envolvimento vai fazer a diferença na vida do adolescente. O melhor remédio é a prevenção, com apoio da família com o ambiente escolar”, disse Ledir.

Durante seminário também será lançado um portal, com uma área fechada e outra aberta para o público em geral. Na área restrita, o acesso será para professores envolvidos no projeto, visando à troca de experiências, elaboração de documentos e outras produções online.

Na área para o público, haverá divulgação de materiais e ações já implantadas no País e no mundo que possam fortalecer a ação da escola na prevenção ao uso de drogas.

Nesse portal, os professores deverão participar de fóruns de discussão e, das propostas que lá forem apresentadas, a Sedu vai elaborar um “Caderno de Orientações”. O documento vai orientar os professores de cada disciplina com sugestões de aulas e abordagens na área de prevenção às drogas. Esse material passará a ser utilizado por toda a rede em 2014.


Informações à Imprensa Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br Texto: Aline Nunes e Soraia Canal Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário