quarta-feira, 12 de junho de 2013

Guarda Civil Municipal lança programa de emagrecimento para os agentes


Glória Regina Borsoe
Guardas municipais correndo
Programa visa estimular os agentes da Guarda Municipal a praticar exercícios físicos com frequência
Preocupada com o baixo índice de atividades físicas entre os componentes da Guarda Civil Municipal de Vitória, a coordenação de apoio psicossocial da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) criou um programa de emagrecimento e incentivo ao exercício físico para os agentes.
A ideia surgiu após a divulgação de um programa de treinamento destinado aos policiais acima do peso da tropa de elite carioca, o Bope. Na Guarda Civil Municipal, o programa foi batizado de Medida Certa e começou com 22 agentes inscritos. Desse total, 77% apresentam a circunferência abdominal acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Por isso, para ajudar na perda de peso, eles receberão dicas de alimentação, orientações e acompanhamento nos exercícios físicos. Neste sábado (15), haverá caminhada e corrida na praia para os agentes inscritos no programa. Os homens e mulheres participantes terão o incentivo dos agentes que compõem a equipe de corrida de rua da Guarda. No dia 29, ocorre mais uma etapa de atividades na praia. O objetivo é maximizar o gasto calórico e o condicionamento dos agentes.
De acordo com a agente comunitária de segurança e professora de Educação Física responsável pelo projeto, Viviane Grampinha Dias, a ideia é aumentar o número de atividades físicas disponíveis aos agentes. Umas das medidas imediatas implantadas por Viviane foi a abertura de uma turma de ginástica localizada no prédio da Semsu, que já funciona todas as segundas, quartas e sextas-feiras, no horário de almoço.
Há ainda planos para disponibilizar atividades variadas para alcançar todos os gostos, como natação e circuitos de atividades aeróbicas. As medições de circunferência abdominal serão feitas mensalmente.

Premiação

Divulgação Semsu
Equipe de corrida da Guarda Municipal
Equipe de corrida da Guarda Municipal participa regularmente das provas de atletismo no Estado
O vencedor do desafio ganhará um mês grátis de musculação na academia Razões do Corpo, além de orientações para corrida, análise da pisada, planilhas de treinamento e inscrições em corridas de rua por meio do site www.treinecerto.com durante três meses.

Equipe de corrida

Embora esta seja a primeira vez que a nova Guarda 24 horas está fazendo um programa de redução de peso, a prática da corrida sempre foi estimulada, existindo até mesmo uma equipe própria de corredores, coordenada pela professora Viviane. Eles participam regularmente das corridas de rua da capital, sendo que três deles já participaram como guias de atletas em condição de deficiência visual na última corrida Dez Milhas Garoto. A próxima corrida dos agentes acontecerá no dia 23 deste mês, na segunda etapa do Circuito Capixaba de Atletismo, na Serra.
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário