quarta-feira, 5 de junho de 2013

IDAF REALIZA CAPACITAÇÃO PARA RESPONSÁVEIS TÉCNICOS NO SUL DO ESTADI



Está acontecendo entre os dias quatro e sete de junho de 2013, nos Municípios de Castelo e Alegre, o "Treinamento de Responsáveis Técnicos" promovido pelo IDAF (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal), com diversos temas, que promovem a capacitação para os envolvidos nas diversas áreas abrangidas pelo IDAF. Em Castelo, os locais escolhidos para a capacitação foram o Salão Paroquial e o Auditório do Sindicato Rural, onde cerca de 30 pessoas participaram das palestras.

.

Rita de Cassia Fraga Vazzollér participou da capacitação e falou sobre a relação do curso com a faculdade que está cursando: “O curso é bastante importante para mim, porque sou uma futura ‘Tecnóloga em Gestão Ambiental’ e o vi aqui é importante para essa área, porque como gestora, vou ter que gerir uma equipe, e para isso vou ter que estar a par de todos esses assuntos”, comentou a funcionária da Secretaria de Agricultura de Castelo.

No primeiro tema, "Introdução e Regras Gerais para Licenciamento junto ao IDAF", ministrado por Thiago Martins Steffen, foram explicadas as diversas formas de licenciamento, como Licenciamento Ambiental, quais atividades estão sujeitas ao licenciamento no IDAF, por que fazer o licenciamento, o que é licença ambiental, os tipos de licenças ambientais, e o licenciamento municipal. As legislações ambientais e a documentação necessária para adquirir licença também foram expostas ao público.

Durante o acompanhamento das Licenças Ambientais, o IDAF faz as visitas necessárias para observar se há o cumprimento das obrigações exigidas por ele. O responsável técnico terá como uma de suas competências, orientar o produtor acerca das atividades que serão realizadas de forma sustentável.

No segundo tema, "Terraplanagem", apresentado por Vinícius Costa, foram apresentados os critérios exigidos para que o trabalho de terraplanagem aconteça. O terceiro tema, "Secagem e Despolpamento de Café”, ministrado por Ahnaia Silva, teve como âmbito explicar o processo de beneficiamento, secagem e despolpamento do café e, como segunda parte da palestra, Ahnaia apresentou sobre “Avicultura”, explicando as exigências para a realização desse tipo de serviço.

Como quarto tema, Rafael Inácio Rodrigues falou sobre "Suinocultura", onde também foram expostas as exigências que devem ser cumpridas pelos criadores de porcos, como a localização e o destino dos dejetos. O quinto tema, "Produção de Carvão Vegetal”, apresentado por Claudio Marcelo, visou orientar aos produtores de carvão quanto às exigências feitas pelo IDAF, objetivando a preservação do meio ambiente, e evitando qualquer tipo de incômodo às cidades vizinhas, mantendo a distância exigida de outros municípios.

Como sexto tema, Ivan Correia, apresentou o "Beneficiamento de Madeira", visando o destino adequado aos restos de madeira, que podem ocasionar danos ao meio ambiente, e os riscos de incêndio, já que a madeira é um material fácil de pegar fogo. A “Produção de Bebidas e Aguardente”, foi o sétimo tema, apresentado por Emanuel Mareto Effgeen, que explicou sobre a fabricação, padronização e envase de aguardente. O oitavo e último tema, “SIMLAM”, visa o Sistema deMonitoramento e Licenciamento Ambiental.

Thiago Matias Steffen, um dos palestrantes, falou da importância de capacitações como essa, para o bom andamento dos processos do IDAF: “O objetivo do curso é tentar aproximar o IDAF, dos responsáveis, de forma que os processos de licenciamentos ambientais cheguem até nós  melhor estruturados, agilizando o andamento e atendimento ao produtor”, disse o Coordenador de Licenciamento Ambiental do IDAF.

A capacitação, com os mesmos módulos, acontecerá nessa quinta e sexta-feira, dias seis e sete de junho, em Alegre, para moradores da região, envolvidos com o assunto.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário