quarta-feira, 12 de junho de 2013

Incaper realiza Dia de Campo sobre produção orgânica de morangos em Guaçuí


12/06/2013 - 09h38min

Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Prefeitura Municipal de Guaçuí realizou na cidade, no último dia nove, um “Dia de Campo Sobre Produção Orgânica de Morango”. O evento foi realizado no distrito de São Pedro de Rates, na fazenda de Isabel Rodrigues.

O Dia de Campo foi dividido em três estações. A implantação do cultivo do morangueiro, o manejo da biodiversidade da produção e o processamento da produção foram os temas tratados em cada uma delas. Para finalizar, ainda foi discutido o manejo de doenças no pé de morango.

“Foi uma troca de experiências sobre a produção de alimentos orgânicos e teve como objetivo contribuir para uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos e adubos químicos, além de proporcionar uma nova geração de renda para o agricultor familiar e diminuir a dependência de insumos externos. A nossa intenção é incentivar a produção orgânica não só do morango, mas dos mais variados tipos de frutas e hortaliças”, afirmou o engenheiro agrônomo do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper, Fábio Morandi de Morais.

Fábio ressaltou também outra vantagem do alimento orgânico: o custo. “Além do produto que não utiliza agrotóxicos ser mais saudável, o custo de sua produção é 60% mais barato que no cultivo tradicional”, destacou.

De acordo com o engenheiro agrônomo, dois produtores, inclusive a dona da propriedade em que foi realizado o evento em questão, estão em processo final de transição da produção que utiliza agrotóxicos para a orgânica e estão em processo de certificação, podendo receber o selo de produtor orgânico ainda este ano. Outros produtores também estão realizando esta mudança, porém ainda sem certificação.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Hércules Nascimento
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário