segunda-feira, 17 de junho de 2013

Infraestrutura: 34 pontes construídas e reformadas nos últimos anos em Cachoeiro


Publicada em 17 de junho de 2013
A ponte João dos Santos Filho, que liga os bairros Baiminas e Independência, foi reconstruídaA ponte João dos Santos Filho, que liga os bairros Baiminas e Independência, foi reconstruída

Mobilidade e mais segurança no ir e vir para moradores de Cachoeiro de Itapemirim é o que a prefeitura garante com a construção e recuperação de 34 pontes na sede e no interior do município nos últimos quatro anos.
Entre as obras, estão a reforma da ponte “João dos Santos Filho”, que liga os bairros Baiminas e Independência, e a revitalização da de pedestres “Governador João Bley” - acesso entre o bairro Aquidaban e a avenida Beira Rio. Na Ponte de Ferro, no centro de Cachoeiro, o assoalho de madeira do espaço reservado aos pedestres foi todo substituído por chapas de aço. O piso antigo estava bastante danificado. O bairro Central Parque, às margens da rodovia ES 482, também foi contemplado com a construção de uma ponte de concreto.
Na localidade de Tijuca, onde existia apenas um aterro na estrada sobre drenagem de manilhas, foi construída estrutura de alvenaria, obra escolhida pelos moradores via Orçamento Participativo (OP). “Antes, os alagamentos ocorriam sempre que chovia mais forte. Agora, com essa obra de melhoria da infraestrutura, ampliamos bastante o espaço para passagem da água para acabar com as inundações naquela região”, explica o secretário municipal de Obras, Braz Barros.
O distrito de Burarama foi outro que recebeu melhorias na mobilidade com a construção de uma ponte de alvenaria sobre o Ribeirão Floresta, em 2009, para beneficiar as famílias que residem na região, encurtando distâncias. A obra era reivindicação antiga dos moradores, que tinham como recurso para travessia do rio apenas uma passagem improvisada.
Nos últimos anos foram reconstruídas e reformadas ainda dez pontes que haviam sido destruídas por fortes enchentes, como as que assolaram os distritos de São Vicente, Conduru e Pacotuba, em 2009 e 2010. Todas são de alvenaria.
Também no interior do município, as localidades de Monte Líbano e Monte Alegre e o distrito de Córrego dos Monos foram alguns dos lugares beneficiados com a construção e melhoria de pontes. “Em certos casos, havia apenas uma passagem precária que nem chegava a ser uma ponte. Em outros, substituímos estruturas muito antigas e danificadas por pontes novas. Ao todo, fizemos e recuperamos 18 pontes de madeira na área rural de Cachoeiro”, salienta o secretário municipal de Interior, Elimar Ferreira.
Todo esse trabalho é realizado pelas Secretarias Municipais de Obras e de Interior. O investimento total é da ordem de R$ 8,4 milhões. “Algumas pontes foram construídas com recursos, maquinário e mão de obra próprios. Outras foram feitas em parceria com o governo do estado, e outra parte graças a convênio com o governo federal, com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado Camilo Cola e também do Ministério da Integração Nacional”, destaca Braz Barros.  


------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PonteJoãodosSantosFilho.jpgDivulgação_PonteJoãodosSantosFilho.jpg
2111K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário