segunda-feira, 3 de junho de 2013

Inscrições abertas em seleção de projetos para espetáculos culturais em Vitória


André Sobral
Dois atores no meio da Praça Costa Pereira, sendo um deles vestido de herói e o outro de muro
Edital visa levar espetáculos culturais para entreter o público nas praias e praças da capital
Yuri Barichivich
Festival Tarde no Bairro - Banda Casatorna
Projetos para espetáculos de música também podem se inscrever no Edital de Circulação
Já estão abertas as inscrições do concurso público para a seleção de projetos e concessão de prêmio para circulação de espetáculos culturais. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de julho. O Edital de Circulação, que este ano chega à sua terceira edição, é uma ação da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), através do Fundo Municipal de Cultura.
São aceitos projetos para espetáculos de teatro, dança, música, circo, cultura popular e de exibições de audiovisual produzidos por artistas que residam em Vitória há, no mínimo, dois anos.
Serão selecionados seis espetáculos de teatro, quatro de dança, seis de música, um de cultura popular, dois de circo e um de audiovisual. Cada espetáculo contemplado receberá o prêmio de R$ 8 mil, sendo que uma parte será paga a partir da publicação do resultado do concurso, para custear despesas de produção, e a outra parte, após a segunda apresentação.
O secretário municipal de Cultura, Alexandre Lima, disse que, além de instrumento de acesso democrático da comunidade às produções culturais, a iniciativa "visa estimular e popularizar as artes cênicas, a música, a cultura popular e o audiovisual, formar plateias e ainda fortalecer o mercado de trabalho artístico, que precisa ser acessível para a população".

Parques e Praças

O coordenador do Fundo Municipal de Cultura, Rogério Morais, destacou que este ano será dada atenção especial aos locais de apresentação dos espetáculos, devendo ser prestigiados, principalmente, praças de vários bairros e parques da cidade. Ao todo, serão 40 apresentações artísticas.
"A ideia é contribuir para o resgate da função desses espaços como lugares prazerosos, onde as pessoas possam se encontrar, passear, se socializar e também assistir a um espetáculo artístico de qualidade e gratuito", disse.
Rogério frisou ainda que o Edital de Circulação foi aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura, em reunião no mês de maio, e que o órgão também estará presente na seleção dos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário