quarta-feira, 26 de junho de 2013

Itapemirim se prepara para a CONAE


O município de Itapemirim está participando da Conferência Intermunicipal de Educação – CONIED. O evento que envolve sete municípios da região sul, está sendo realizado em Cachoeiro de Itapemirim com representantes de Itapemirim, Vargem Alta, Castelo, Jerônimo Monteiro, Presidente Kennedy e Marataízes.
O objetivo é que os delegados de cada município discutem eixos já determinados para, posteriormente, apresentá-los nas conferências estadual e nacional - CONAE. Esta é a maior concentração de delegados do estado, totalizando 340, sendo que 40 são de Itapemirim. “Na intermunicipal os municípios se reúnem em prol da qualidade de educação na região. Todos com os mesmos objetivos. Nesta conferência, os delegados se preparam para levar nossos anseios e proposições para as etapas estadual e nacional”, explica Patrícia Monteiro, coordenadora da CONAE em Itapemirim .
Os delegados têm direito de opinar e votar durante os debates. Segundo a secretaria de Educação, os eixos em questão são:
Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação
Eixo II – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente
Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
Os eixos orientam a formulação de políticas de Estado para a educação nacional, nos diferentes níveis, etapas e modalidades. Tudo é fundamentado na temática central - O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, e com base nas deliberações da I Conae/2010.
panfleto_15x21conae_frente (1).jpgpanfleto_15x21conae_frente (1).jpg
1735K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário