quinta-feira, 20 de junho de 2013

Itapemirim vai sediar seminário para debater redução do ICMS sobre etanol

A proposta do prefeito de Itapemirim, Luciano de Paiva (PSB), de redução do ICMS sobre o etanol no Espírito Santo, para revitalizar o setor sucroalcooleiro capixaba, ganhou apoio de vários deputados estaduais, prefeitos e lideranças empresariais do setor sucroalcooleiro. E para consolidar o movimento, Itapemirim vai sediar no dia 4 de julho, a partir das 13h, o primeiro seminário sobre a redução do tributo e outras propostas para revitalizar o setor sucroalcooleiro capixaba.
A decisão de realizar o seminário foi tomada nesta quarta-feira (19) em uma reunião na Usina Paineiras, que contou com a presença do prefeito Luciano de Paiva, do deputado Marcelo Santos, de vereadores e dirigentes da Usina. O movimento vai contar com o suporte da Prefeitura Municipal de Itapemirim e da Comissão de Petróleo e Gás da Assembleia Legislativa. O secretário de Desenvolvimento do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, confirmou presença no evento, assim como representantes de todas as usinas do estado e prefeitos de Pedro Canário, Pinheiros e Conceição da Barra, que concentram grande produção de etanol. Júlio Bueno foi o responsável pelo projeto de recuperação das usinas cariocas.
O movimento em defesa do etanol foi iniciado pelo prefeito de Itapemirim Luciano Paiva, que enviou ao Governo do Estado um documento com propostas para o setor. No documento encaminhado ao governador Renato Casagrande, o prefeito lembrou que enquanto a alíquota no Estado é de 27%, o Rio de Janeiro reduziu o ICMS para produtores de etanol de 24% para 2% como forma de salvar e dar mais competitividade ao setor sucroalcooleiro carioca. O governo de Minas Gerais também reduziu o ICMS sobre o etanol de 22% para 19%. São Paulo pratica alíquota de 12%, enquanto Bahia e Paraná cobram 18%.
O prefeito Luciano foi muito feliz ao abordar um assunto de extremo interesse da população capixaba. A redução do ICMS sobre o etanol vai revitalizar as usinas, aumentar a área de plantio de cana-de-açúcar e vai gerar milhares de empregos no Espírito Santo. Sem contar que com a consequente redução do preço na bomba, o etanol vai ficar mais atrativo para o consumidor, como acontece em São Paulo, Minas Gerais e Paraná”, afirmou o deputado estadual Marcelo Santos (PMDB), presidente da Comissão de Petróleo e Gás da Assembleia Legislativa. “Estive com o governador Renato Casagrande e ele garantiu que essa é uma reivindicação justa e que vai ser atendida pelo Governo”.
Imagem inline 1

Daniela Viana
Assessoria de Comunicação PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário