terça-feira, 4 de junho de 2013

Lição de sustentabilidade: escolas fazem hortas com materiais reciclados em Cachoeiro


Publicada em 03 de junho de 2013
O plantio e o cultivo da horta passam a fazer parte das atividades diárias dos alunos O plantio e o cultivo da horta passam a fazer parte das atividades diárias dos alunosMais três escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim começam a receber oficinas para a criação de hortas feitas com materiais recicláveis do projeto“Reciclando e Plantando”. O projeto é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a concessionária Foz do Brasil.
Na escola Elísio Cortes Imperial, um terreno foi capinado e limpo para receber a horta, deixando de ser um espaço ocioso para, agora, produzir alimentos. Nas escolas José Peixoto e Gércia Ferreira Guimarães, as hortas também começam a ser montadas a partir deste mês.
Com terra adubada, sementes e mudas, pneus e garrafas pet se transformam em canteiros que produzem verduras, hortaliças e legumes. Além de um exercício sobre sustentabilidade, a ideia do projeto é despertar nos alunos o interesse pelo cultivo e consumo de alimentos saudáveis.
O plantio e o cultivo da horta passam a fazer parte das atividades diárias dos alunos da educação infantil. Com a ajuda dos professores, eles regam e acompanham o crescimento das mudas. Toda a escola e também as famílias e a comunidade participam e colaboram, inclusive, sendo estimuladas a fazer suas próprias hortas em casa.
“Além do aproveitamento de materiais recicláveis, o objetivo é despertar nas crianças o desejo de consumir alimentos saudáveis. E o importante é que todos os alimentos colhidos nas hortas são incluídos na alimentação escolar e consumidos pelos próprios alunos”, salientou Paulo Roberto Arantes, professor responsável pelo acompanhamento do projeto.

Outras quatro escolas já contam com hortas. São elas: Áurea Bispo Depes, Mário Augusto Rosa, Ena Coelho da Silva e Zilda Soares Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário