terça-feira, 18 de junho de 2013

Médicos do ES recebem cartilha da Sesa sobre 229 remédios de alto custo


Pelo menos sete mil cartilhas de orientação para prescrição de 229 medicamentos de componentes especializados e fórmulas nutricionais dispensadas pelas Farmácias Cidadãs Estaduais estão sendo distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio dos Correios, para médicos em atividade no Espírito Santo, inclusive aqueles que não atuam na rede pública.
A ideia é que esses profissionais tenham em mãos uma ferramenta importante para facilitar o acesso da população, até de quem tem plano de saúde, a esses medicamentos de alto custo voltados para tratar doenças crônicas, que exigem tratamento prolongado (Mal de Alzheimer, hipertensão pulmonar, hepatite B e C, entre outras), e que são diferentes dos remédios básicos disponibilizados pelos municípios.

Para quem não sabe as Farmácias Cidadãs Estaduais aceitam receituário emitido por médicos da rede particular.

A medida vem ao encontro da Política Farmacêutica do Estado do Espírito Santo, instituída em 31 de outubro de 2007, que estabeleceu como propósito garantir qualidade em todos os níveis de atenção, cuidando para promover o uso racional do serviço e a humanização do atendimento prestado aos usuários.

Fique por dentro:

Remédios – As Farmácias Cidadãs Estaduais são garantia de apoio para pacientes que sofrem de doenças crônicas, que exigem tratamento prolongado e de alto custo. Ao todo, são 229 medicamentos de componentes especializados disponibilizados. Já para ter acesso a medicamentos básicos, fornecidos pelos municípios, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima à sua residência.

Referência – O setor de Assistência Farmacêutica do Estado é considerado referência nacional, hoje com 98% de índice de abastecimento de remédios. Nos últimos 10 anos, houve um aumento de 500% no volume de atendimento, que saltou de 69 mil registrados em 2002 para 413.631, em 2012.

Conceito – As nove unidades existentes (Cariacica, Linhares, Venda Nova do Imigrante, Colatina, Nova Venécia, São Mateus e Serra) representam um conceito moderno em farmácia pública, com maior disponibilidade de medicamentos, ambiente climatizado, atendimento farmacêutico especializado, informatização e desburocratização. Os serviços estão cada vez mais descentralizados, facilitando o acesso à população.

Gasto – Por ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) gasta mais de R$ 100 milhões para fornecer medicamentos especializados – diferentes daqueles fornecidos pelos municípios que são para atenção básica.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira Texto: Maria Angela Siqueira mariaperini@saude.es.gov.br Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776 asscom@saude.es.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário