sexta-feira, 7 de junho de 2013

Nova Guarda 24 horas recupera veículo roubado na madrugada desta sexta-feira

Imagem Videomonitoramento

Carro passando na rua
Câmera da Central de Videomonitoramento flagra o momento em que o veículo roubado passa na região do Tancredão
Agentes da nova Guarda Civil Municipal 24 horas recuperaram um carro roubado na madrugada desta sexta-feira (7) com o apoio do aplicativo Placa Legal, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). O veículo havia sido roubado na última quarta-feira (5) e tanto o motorista quanto o comparsa foram detidos e encaminhados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória.
Por volta de 00h30, os agentes que realizavam a ronda no Centro de Vitória identificaram um Gol prata e suspeitaram da placa dianteira, que aparentava ter indícios de adulteração e não era igual à placa traseira. Um dos agentes inseriu as informações da placa traseira no aplicativo da Sesp e confirmou que o veículo tinha restrição de furto ou roubo junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O motorista, que estava estacionado em um posto de gasolina em frente ao Parque Moscoso, arrancou com o veículo assim que percebeu a abordagem da Guarda Civil Municipal. A partir desse momento, teve início uma perseguição, que contou com o apoio da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), que confirmou a passagem do Gol em frente ao parque Tancredão.
Próximo ao antigo cais do hidroavião, em Santo Antônio, o veículo foi abandonado e os agentes iniciaram uma busca no entorno, localizando o motorista e o comparsa. Ambos foram encaminhados para o DPJ de Vitória e o veículo foi entregue para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV).
Yuri Barichivich
Guarda Municipal a serviço da população 24h por dia
Viaturas da nova Guarda Municipal 24 horas ajudaram a capturar o motorista e o comparsa

Aplicativo

Esse já é o segundo caso de veículo recuperado com a ajuda do aplicativo. No dia 21 de maio, um homem acionou a Polícia Militar ao perceber o resultado positivo para furto ou roubo em consulta realizada por meio do Placa Legal. Na ocasião, dois menores de 16 anos e um jovem de 22 anos que estavam com o veículo foram encaminhados ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória.
O aplicativo Placa Legal foi lançado no dia 6 de maio pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e, após duas semanas, 99.849 consultas já tinham sido realizadas.
Para utilizar o serviço, basta baixar a versão beta para aparelhos Android pelo Google Play, que é o repositório de aplicativos do Google. Para os demais dispositivos, também é possível fazer a consulta de placas no site da Sesp, utilizando o navegador de internet. Basta clicar no banner "Placa Legal" e digitar a placa do veículo a ser consultado.
A consulta ao banco de dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) acontece instantaneamente. O acesso permite ao usuário saber se existe restrição de furto ou roubo do veículo.
O serviço também possibilita a verificação de clonagem de placa. Ao digitar a sequência de letras e números, com ou sem registro de furto ou roubo, aparecem também informações como marca/modelo/cor. Caso as características apontadas pelo sistema não confiram com o veículo cuja placa foi consultada, pode ser clonagem e o cidadão também pode acionar as forças políciais pelo Ciodes 190.

Nenhum comentário:

Postar um comentário