terça-feira, 18 de junho de 2013

Novo sistema valoriza pontos turísticos e permite manutenção programada


Carlos Antolini
Funcionário da prefeitura fazendo manutenção em postes de iluminação
Novo sistema de iluminação pública vai permitir que a manutenção das luminárias da capital seja feita de forma programada
Vitória terá bairros mais iluminados, atrativos turísticos e monumentos históricos mais valorizados e novos espaços para a prática noturna de esportes. Esses são alguns dos avanços previstos no edital para a contratação dos serviços de iluminação pública, que deverá ser lançado nos próximos dias.
"Vitória vai ter um novo padrão de iluminação pública. Vamos investir em inovação tecnológica, que vai possibilitar economia, gestão inteligente do sistema e uma cidade mais bonita", disse o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura, Max da Mata.
Segundo o secretário, o novo modelo de iluminação será um marco para a cidade. Ele explica que todo o parque de iluminação será inventariado e georreferenciado, o que possibilitará um maior controle por parte dos gestores e por parte da população sobre os atuais 32 mil pontos de iluminação, ou seja, lâmpadas, refletores e luminárias da cidade.
Além disso, o novo sistema possibilitará a manutenção programada. "Saberemos o tipo e o prazo de validade de cada lâmpada do sistema. Desta forma, poderemos programar as manutenções e substituições antes que elas queimem ou apresentem problemas", explicou.
O novo modelo prevê a elaboração de um Plano Diretor de Iluminação Pública (PDI), que vai definir os padrões de iluminação para toda a cidade. "Definiremos o tipo de iluminação que será usado nas vias principais, no interior dos bairros, nas praças, nos monumentos, nas praias. Desta forma, teremos o mesmo padrão para cada tipo de equipamento público na Praia do Canto, em São Pedro, em Jardim Camburi ou Santo Antônio, independentemente da localização", explicou.
"O novo modelo de iluminação pública será um marco para a cidade, que ficará muito mais bonita e segura. Buscamos experiências de êxito realizadas nas principais capitais do país, como São Paulo, Brasília e Curitiba", disse Max da Mata.

Espaços valorizados

Yuri Barichivich
Rua Carlos Martins em JC
Principais vias da capital terão o mesmo padrão de iluminação após a implantação do novo sistema
Com o novo sistema, pontos turísticos, monumentos históricos e culturais, praias e parques ganharão iluminação especial. "Vamos iluminar a orla de Mangue Seco e a areia da Curva da Jurema, para possibilitar a prática noturna de esportes", adiantou o secretário. Outros espaços também podem ser contemplados, de acordo com o PDIP.
Tecnologias mais modernas serão implementadas, como a iluminação por meio de painéis fotovoltaicos, que convertem a energia da luz do Sol em energia elétrica. As células fotovoltaicas podem ser utilizadas especialmente em parques e praças, evitando fiação e cabeamento. "Com isso, evitaremos mais poluição visual provocada pela fiação aérea, além de furtos e depredações".
Além disso, as principais vias da cidade podem receber lâmpadas de LED, mais econômicas e que iluminam mais. E novas tecnologias garantirão o controle de cada ponto, de forma a possibilitar a gestão inteligente de acordo com o horário, consumo e intensidade da luz. Com tudo isso, até a manutenção – a substituição de lâmpadas, reatores e outros dispositivos – será facilitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário