terça-feira, 25 de junho de 2013

Obras de macrodrenagem seguem em frente à Unidade de Saúde de Maruípe - VITÓRIA


Marcus Monteiro
Galeria de macrodrenagem em construção na Rua Vitor Fritoli, em Maruípe
Galeria está sendo construída na rua Vitor Fritolli para a ampliação da capacidade da bacia Cândido Portinari
As obras de macrodrenagem da Grande Maruípe seguem em frente à Unidade de Saúde de Maruípe, onde já foram instaladas 25 células de galerias pré-moldadas de concreto, o que representa 25 metros de galerias já prontas.
A galeria está sendo construída na rua Vitor Fritolli, em um trecho de 100 metros, e seguirá até a rua José Luiz de Matos, sendo concluída no final da via 300 metros adiante. Nessas duas ruas, a obra caminhará 20 metros por semana.
Por serem vias estreitas e com trânsito local, o tráfego de veículos do bairro não será prejudicado. Nas primeiras cinco semanas, a obra acontecerá em frente à Unidade de Saúde de Maruípe. Tudo foi planejado para causar o menor impacto possível.
Antes de as obras chegarem às residências, os moradores estão recebendo a visita de uma equipe de assistentes sociais, que distribuem um panfleto explicando os trabalhos e anunciam a data de início e fim das intervenções em frente a cada imóvel.
A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) fez um plano de desvio de tráfego para indicar os caminhos a serem seguidos pelos veículos.
Antes do início das intervenções, representantes da Secretaria Municipal de Obras (Semob) reuniram-se com a diretora da Unidade de Saúde, Helena Christ, e o presidente da comunidade de Maruípe, Agnaldo Fritoli, para explicar o andamento da obra.
Uma segunda frente de trabalho fica na Rua das Palmeiras (entre as ruas Marins Alvarino e Daniel Abreu Machado). Neste trecho, de 200 metros, as obras estão acontecendo em três etapas, de 70 metros cada. O prazo de conclusão é estimado em 45 dias por etapa, totalizando 135 dias de obras. Como o leito da Rua das Palmeiras tem 10 metros de largura e as galerias, 7,5 metros, houve necessidade de interdição total da via.

Macrodrenagem

As obras de ampliação da capacidade de acumulação e transporte das águas das chuvas da bacia de drenagem Cândido Portinari, que abrange 17 bairros da Grande Maruípe, são um investimento de R$ 49,3 milhões, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e beneficiam 77 mil moradores na maior bacia de drenagem da capital (20% do território da ilha de Vitória).
Representando 20% do território de Vitória, a bacia de drenagem Cândido Portinari apresenta alagamentos em vários pontos, sendo os mais críticos a praça de Eucalipto, as ruas Arlindo Sodré, José Mazzoco e José Leão Borges e as avenidas Leitão da Silva e Coronel José Martins Figueiredo.
O conjunto dessas intervenções faz parte do Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU) de Vitória, que prevê aplicação de R$ 242 milhões em obras (valores de julho de 2008) em 29 bacias de drenagem da cidade. Há recursos próprios da Prefeitura e dos governos federal e estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário