terça-feira, 25 de junho de 2013

Oficina de Mobilização Social pela Educação’ é realizada pela primeira vez no Estado


Cerca de 40 servidores da rede estadual participaram nesta segunda-feira (24) da ‘Oficina de Mobilização Social pela Educação’ promovida pela primeira vez no Espírito Santo pelo Ministério da Educação (MEC). O evento, direcionado para unidades de ensino contempladas pelo projeto ‘Coordenadores de Pais’ e Programa Estado Presente, foi realizado na Faculdade Saberes, localizada em Vitória.

A oficina teve como finalidade apontar e discutir estratégias educacionais que visam melhorar o bom desempenho do aluno, com a intermediação da família e de comunidade geral.
Dentre as ações foram destacadas o acompanhamento da jornada estudantil, incentivo ao aprendizado, a importância das reuniões de pais, dentre outras atitudes que colaboram para o bom desempenho escolar dos estudantes da rede.

“Toda criança tem direito à educação, que pode ser intensificada com o intermédio dos pais, de pessoas ligadas a igrejas, empresas privadas, organizações não governamentais, dentre outras instituições que tenham interesse em investir no futuro dos estudantes. Esse é o papel da mobilização, que ampliada, pode ter um resultado bastante satisfatório”, destacou a coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação, Ivonete Oliveira.

“Avançar nos estudos depende do que as crianças e jovens aprendem na escola. Mas depende, também, principalmente do esforço de cada cidadão inserido no sistema público educacional”, acrescentou a coordenadora estadual do projeto Coordenadores de Pais da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Alaíde Schinaider Rigoni. 

A oficina contou com a participação do secretário de Educação, Klinger Barbosa Alves e do o subsecretário de Estado de Planejamento de Avaliação da Sedu, Eduardo Malini.

No dia 04 de julho a ‘Oficina de Mobilização Social pela Educação’ será realizada no município de Cariacica, com local a ser definido pela comissão organizadora.

Coordenadores de Pais

O projeto ‘Coordenadores de Pais’ é uma ação realizada em parceria com a Fundação Itaú Social e conta com o apoio da Fucape e o Movimento Espírito Santo em Ação (ES em Ação). O projeto segue a experiência que foi desenvolvida pela Fundação na Zona Leste de São Paulo.

Inspirado na Reforma Educacional de Nova Iorque (EUA), cada unidade de ensino conta com um coordenador de pais. Esses coordenadores, que geralmente são moradores da comunidade em que se encontra a instituição de ensino, são indicados pela direção da escola para atuar no “relacionamento escola-família”.

Estado Presente

O Governo do Estado lançou o Programa Estado Presente para levar às comunidades ações de cidadania e combate à violência e criminalidade. O foco é concentrar esforços de todas as secretarias de Governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda.

Com o Programa, o Governo do Estado pretende desenvolver respostas rápidas e permanentes, em parceria com municípios, ONGs e iniciativa privada, para reduzir os índices de criminalidade, além de democratizar o acesso aos serviços públicos, especialmente para a população residente em áreas de vulnerabilidade social.



Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ jgviana@sedu.es.gov.br Texto: Juliano Viana Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário