terça-feira, 11 de junho de 2013

Oficina vai formar promotores para atuar no combate ao tráfico de pessoas


Elizabeth Nader
Panorâmica do Bairro São Pedro
Oficina tem o objetivo de formar Promotores Legais Populares para atuar na região de São Pedro
Com o objetivo de contribuir para a formação de Promotores Legais Populares (PLP) na região de São Pedro para atuar no enfrentamento ao tráfico de pessoas e servir de apoio a outras ações em defesa dos direitos da mulher, acontece, nesta sexta-feira (14), a partir das 9 horas, a oficina "Cidadania, Direitos Humanos e Tráfico de Pessoas", no auditório da Unidade de Saúde de Nova Palestina.
A atividade, que será realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), faz parte do Programa Conjunto "Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras", promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a Prefeitura de Vitória.
Segundo o gerente de Mobilização Social e Institucional da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Glauber Teixeira, o curso de formação de PLP pode ser um importante instrumento no enfrentamento ao tráfico de pessoas. "Trata-se de um projeto que já existe no país há mais de 18 anos. O objetivo é a capacitação de mulheres em temáticas que envolvam noções de Direito e Cidadania para que elas possam reconhecer as situações de violência, os seus direitos e os mecanismos jurídicos de proteção", disse.
Além disso, Teixeira destaca que, a partir da experiência e dos trabalhos realizados nas comunidades pelas mulheres, os Promotores Legais Populares podem contribuir para trazer a perspectiva das vítimas para dentro das políticas públicas. "A atuação comunitária é fundamental para o fortalecimento dos laços de solidariedade entre as mulheres. Além disso, as temáticas trazem elementos enriquecedores para uma prática institucional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário