quinta-feira, 6 de junho de 2013

Palestras destacam a sustentabilidade no Dia do Meio Ambiente em Viana


Texto: Geiza Ardiçon / Foto: Geiza Ardiçon
05/06/2013 - 13:45 h

Os desafios para uma cidade sustentável e avanços na condução de ações voltadas ao Meio Ambiente em Viana, por meio da assinatura de decretos municipais que criam comissões, conselhos e comitês ambientais marcaram a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente em Viana, na manhã desta terça-feira (05). No Teatro Municipal, em Viana Sede, alunos da Escola Nelson Vieira Pimentel e autoridades participaram da programação, que faz parte da Semana de Meio Ambiente 2013 no município.
Na ocasião, o prefeito Gilson Daniel e o secretário Municipal de Meio Ambiente, João Ismael Nardoto assinaram os decretos municipais que determinam a criação da Comissão Municipal de Fiscalização Integrada; a criação da Comissão Especial de Licenciamento Ambiental – CELAM; a criação do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal Rota das Garças; a criação do Comitê Gestor Municipal de Resíduos e a Regulamentação do manejo e reciclagem de óleo vegetal.
sitedentro1.JPGGilson Daniel destacou que conta com um grande desafio: promover ações que garantam a sustentabilidade no desenvolvimento da cidade. “Um dos nossos grandes desafios é garantir o saneamento básico em Viana. Há famílias que ainda utilizam fossas. Por isso, em parceria com a Cesan já está em andamento o Plano de Saneamento Básico. Temos um grande trabalho e já estamos avançando. Nos bairros Universal, Ipanema, Canaã e Primavera iremos canalizar todo o esgoto. Para isso estamos captando recursos para viabilizar estes serviços que são essenciais para as comunidades e dever nosso em garantir”, destacou.
Dentro do contexto da sustentabilidade, o prefeito destacou outras ações que já estão sendo executadas no município e outras intervenções com foco na economia de energia, por exemplo. “Vamos utilizar lâmpadas LED na iluminação de vias importantes no trevo das BRs 262 e 101 e hoje já vamos inaugurar a requalificação da Praça Jerônimo Monteiro, em Viana Sede, onde a iluminação também já será em LED, trocando as antigas e convencionais lâmpadas que resultam em um gasto maior da energia elétrica”, pontuou o prefeito.
Além dos alunos da Escola Estadual Nelson Vieira Pimentel, também participaram do evento secretários municipais e outras autoridades. O ex-secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Niterói, no Rio de Janeiro, e atualmente membro do Conselho Gestor de Macaé, Dr. Luiz Fernando Guida, ministrou palestra com o tema Cidades Sustentáveis.
sitedentro2.jpgNa programação da Semana do Meio Ambiente em Viana, nesta quarta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Viana também inaugurará na Praça Jerônimo Monteiro, a requalificação do local com acessibilidade para pessoas com deficiência e a instalação de jardineiras com o uso de pneus. “A mensagem que queremos transmitir para a sociedade é que a sustentabilidade está nas pequenas coisas. Transformamos pneus em jardineiras. Pneus que, mau utilizados e expostos inadequadamente, são ferramentas para transmissão de doenças . E neste contexto, pensando no Meio Ambiente, podem ser reaproveitados. Essa e tantas outras ações que envolvem a reciclagem, por exemplo, são mensagens que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente visa passar para alunos e para todos os vianenses nesta Semana do Meio Ambiente”, enfatizou o secretário Nardoto.

Ouvidoria da Prefeitura de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 2124-6706

Nenhum comentário:

Postar um comentário