terça-feira, 4 de junho de 2013

Parque de Vitória terá áreas degradadas recuperadas pelo Estado

Aproximadamente 30 estudantes da rede municipal de Vitória participaram, nesta terça-feira (04), de um plantio simbólico de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no Parque Vale do Mulembá, nobairro Joana D’Arc. A ação representou o início da recuperação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço Central de Vitória e contou com a participação do governador Renato Casagrande e outrasautoridades.


O evento integra a programação da Semana Estadual do Meio Ambiente. As mudas foram plantadas por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vercenílio Silva Paschoal. O projeto derecuperação da APA é uma iniciativa do Programa Reflorestar, coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), e tem apoio da Prefeitura de Vitória e da Companhia Espírito Santense de Abastecimento (Cesan).

Inicialmente, foram utilizadas mil mudas para cobrir, aproximadamente, meio hectare dos 10,75 hectares que serão recuperados no Parque. Mais sete áreas da APA do Maciço Central passarão pelo mesmo processo. Ao final, serão recuperados 33,78 hectares.

O governador Renato Casagrande destacou a importância do Programa Reflorestar para o aumento da cobertura vegetal no Estado. “Estamos trabalhando também aqui na capital dentro do nosso grande Programa de governo ligado ao meio ambiente, que visa recuperar 30 mil hectares da cobertura florestal no Espírito Santo. Esse maciço central de Vitória é um patrimônio dos capixabas, uma área protegida que precisa ser preservada e recuperada. Hoje, iniciamos simbolicamente esse trabalho, em parceria com a prefeitura”.

O governador lembrou que o Estado também está levantando o imageamento real das florestas capixabas, hoje estimada em 11% do território. “Queremos ter a informação correta sobre o tamanho das nossas florestas e determinar com exatidão o que necessita ser recuperado, e onde, com planejamento. A floresta é o equilíbrio da vida, é preservação da água, da diversidade animal e fonte de pesquisa para os seres humanos”, explicou.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Diane Rangel, complementou dizendo que o desenvolvimento dos Parques Estaduais e das suas regiões de entorno é um dos projetos do Reflorestar.

“O programa é inovador porque une conservação e desenvolvimento sustentável. Uma parte é voltada para os Parques com o objetivo de que a sociedade possa se apropriar e desfrutar destes bens naturais. Para isso, é muito importante nossa parceira com os municípios. Uma das metas da Seama é integrar cada vez mais a gestão ambiental municipal e estadual”, disse.

Também participaram do plantio simbólico das mudas no Parque do Vale do Mulembá, o diretor presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, o chefe da Casa Civil, coronel Helvio Andrade, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, representantes de Associações de Moradores da região, entre outras autoridades.

A previsão é que a Seama assine contrato com uma empresa especializada em plantio e manutenção das áreas recuperadas em setembro. Desta forma, mais mudas poderão ser plantadas na APA do Maciço Central no final do ano, quando há maior incidência de chuvas no Espírito Santo.


Assessoria de Comunicação Seama/Iema Amanda Amaral (27) 3636-2591/9977-1012 meioambiente.es@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário