quarta-feira, 12 de junho de 2013

Parque Paulo Cesar Vinha oferece trilha especial para idosos


Na sexta-feira (14), 10 idosos do Instituto Nossa Senhora de Fátima farão uma visita ao Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPVC), em Guarapari. A visita à Unidade de Conservação, que é gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), terá início às 8h30 e faz parte do “Projeto Trilha Cidadã”.

Um primeiro grupo participou da visita no dia 10 de junho. Na ocasião, os visitantes caminharam por uma trilha interpretativa acompanhados de um guia. Ao longo da caminhada, foram feitas interpretações a respeito da fauna e flora e sobre outros assuntos pertinentes ao meio ambiente. Uma atividade de alongamento com um fisioterapeuta também fez parte da programação.

O projeto oferece uma série de benefícios ao grupo como a inclusão social e melhorias psicossociais em função do contato com a natureza. Durante a visita, todas as atividades têm como objetivo principal deixar o participante mais disposto e motivado e reduzir a fadiga mental.

As atividades se baseiam no Relatório de Acessibilidade e Roteiro de Visitação, elaborado por um fisioterapeuta. O primeiro contato do Instituto Nossa Senhora de Fátima com a equipe do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha aconteceu durante uma vista dos técnicos da unidade ao asilo, quando foram desenvolvidas ações de Educação Ambiental.

Trilha Cidadã

 O Projeto “Trilha Cidadã” teve início em 2011. A inclusão social já faz parte dos processos de trabalho nas Unidades de Conservação (UCs) e a iniciativa tem como objetivo potencializar estes esforços, dando ênfase na qualidade de vida por meio da relação humana com o meio ambiente. Suas ações são baseadas em um roteiro de visitação especialmente criado para o projeto. Sua elaboração envolveu a capacitação dos servidores públicos do Parque Paulo Cesar Vinha e das instituições participantes.

Parque Estadual Paulo César Vinha

O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha abriga uma das mais ricas áreas de restinga ainda preservadas no Espírito Santo. Ele é parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e uma das regiões de extrema importância biológica e prioritária para a conservação ambiental.

Criado em 05 de junho de 1990, pelo Decreto Estadual No 2.993-N, tem como principal objetivo resguardar um exuberante ecossistema de restinga, constituído por uma variedade de ambientes naturais, como praias, costões rochosos, lagoas, alagados, dunas, matas de palmeiras, mata seca de restinga, formações abertas de clúsias e ericáceas, que formam um imenso mosaico de diferentes formações vegetais.

Serviço:
Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Localização: Guarapari
Horário de funcionamento: das 8h às 17h.
Informações: (27) 3242-3665.



Informações à Imprensa Iema/Seama Assessoria de Comunicação (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 Amanda Amaral (27) 9977-1012 meioambiente.es@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário