segunda-feira, 3 de junho de 2013

Planalto Serrano recebe mutirão de limpeza


Cerca de 220 homens realiza a limpeza no bairro por uma semana
Simone Delevedove
Começou nesta segunda-feira (3), o mutirão de limpeza na região de Planalto Serrano. Durante a semana, duas equipes, com aproximadamente 220 homens, vão realizar serviços no bairro, nos blocos A, B e C.
Rogério Monte AltoLimpeza nos bairros: mutirão é realizado durante uma semana
Serão realizados serviços de capina, recolhimento de entulho, limpeza da rede de drenagem, recuperação asfáltica com a equipe de Tapa Buracos, reparo na rede de iluminação pública e varrição mecanizada.
Cerca de 50 equipamentos serão utilizados, entre eles caminhões, pá carregadeira, roçadeiras e varredeira mecânica. Atualmente a Secretaria de Serviços realiza limpeza nos bairros conforme cronograma pré-estabelecido.
“A ideia é fazer um mutirão de limpeza, com uma equipe concentrada como essa, a cada dois meses”, destaca o secretário de Serviços da Serra, Jolhiomar Massariol.
Esse é o segundo bairro do município a receber o mutirão de limpeza, o primeiro local contemplado foi a região da Grande Jacaraípe.
 
Colaboração popular
Lixo – No bairro, a coleta de lixo é feita pela Prefeitura da Serra regularmente, três vezes por semana. O lixo deve ser descartado em sacolas amarradas, nos dias de recolhimento, preferencialmente no horário próximo ao período em que o caminhão passa na rua.
Essa solicitação é feita pelo Departamento de Limpeza Pública, pois as sacolas deixadas na rua por muito tempo podem ser rasgadas por animais e o lixo pode ser espalhado, dificultando o trabalho dos coletores e deixando a rua com aspecto de abandono.
Também não pode ser descartado o lixo em terrenos baldios. Os proprietários desses terrenos, segundo o Código de Obras e Posturas do município, têm por obrigação cercá-los e mantê-los capinados e limpos. O não cumprimento gera notificação e até multa.  Os moradores podem denunciar pelo telefone 3251-5833 e 0800-2839780.
Entulho – É responsabilidade da Prefeitura dar destinação final apenas ao lixo domiciliar. Fica sob responsabilidade do munícipe que gera o resíduo dar destinação a entulhos, sejam eles de obras, resultado de podas de árvores, móveis e outros objetos inservíveis.
Como muitos moradores não tomam essa providência, se for demandada, a Prefeitura da Serra realiza a limpeza, o que não é o ideal. Por ano, a Secretaria de Serviços gasta com esse trabalho cerca de R$ 22 milhões, que poderiam ser empregados em investimentos nos bairros.
Animais mortos – O munícipe pode solicitar o serviço de recolhimento de animais mortos pelo telefone do Departamento de Limpeza Pública (DLP), no telefone 3251-5879. O Departamento tem grande interesse em recolher esses animais com rapidez, independentemente do seu estado de decomposição. O morador deve informar a localização exata do animal para que o recolhimento seja feito.

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