terça-feira, 25 de junho de 2013

Prazo para implantar Nota Fiscal Eletrônica termina neste mês - CACHOEIRO


Publicada em 24 de junho de 2013
Uma série de empresas instaladas em Cachoeiro terá de utilizar o novo sistema a partir da próxima segunda-feira (01)Uma série de empresas instaladas em Cachoeiro terá de utilizar o novo sistema a partir da próxima segunda-feira (01)
O programa gratuito para emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), fornecido pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, tem melhorado bastante o dia a dia de empresas instaladas no município. O sistema que permite emitir notas fiscais via internet é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa). Desde a implantação do software em Cachoeiro, em março deste ano, mais de 600 empresas já aderiram à nova ferramenta e o número de notas emitidas ultrapassa 19 mil.
O prazo para adesão varia de acordo com o ramo de atuação da empresa. A partir da próxima segunda-feira (1º), uma série de empresas prestadoras de serviço instaladas no município terá de utilizar o sistema. Algumas delas são as de: extração de rochas, vestuário, confecções, couro, calçados, software, manipulação de medicamentos, pré-moldados, aparelhamento de pedras ornamentais, construção, empreendimentos imobiliários, estabelecimentos bancários, planos de saúde, advocacia, cartórios, arquitetura, engenharia e contabilidade.
Os outros prazos são 1º de outubro deste ano e 1º de janeiro de 2014. As regras da NFS-e bem como a lista de atividades que devem usar o serviço e o cronograma de adesão constam no decreto nº 23.630/2013, publicado no Diário Oficial do Município no dia 27 de fevereiro.
“É importante os contadores estarem atentos para a declaração mensal de serviços tomados que é obrigatória por meio da NFS-e a partir desses prazos, ou seja, as empresas deverão deixar de enviar a declaração pelo sistema usado anteriormente, o ISSC@I. O prazo continua o mesmo: até o dia 20 do mês subsequente à contratação de serviços”, explica o secretário municipal de Fazenda, Lúcio Berilli.
Informações no site da prefeitura de CachoeiroPara ter acesso a diversas informações a respeito da nova maneira de emitir nota fiscal e também saber até quando a empresa deve estar com o sistema instalado e em funcionamento, basta entrar no portal da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br) e acessar “Nota Cachoeiro”. Quando abrir a nova página, vá em “Serviços”, do lado direito da tela, acesse “Legislação e instrução normativa” e depois “Cronograma de Adesão”, onde está a lista de atividades com as respectivas datas para aderir.
No portal criado especialmente para o serviço também estão disponíveis os manuais do sistema, bem como a legislação e todas as informações quanto à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, a exemplo da estatística em tempo real da quantidade de empresas que utilizam o sistema e número de notas emitidas.
Como aderir ao serviço de emissão de NFS-eA utilização do serviço depende de um cadastro online. Feito isso, o requerente precisa levar o Termo de Adesão até a Secretaria Municipal de Fazenda para liberação do acesso. Na secretaria, que fica na rua 25 de Março, Centro, em frente ao Shopping Cachoeiro, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para fornecer todas as informações sobre o funcionamento do sistema NFS-e.
Cerca de 900 pessoas, incluindo contadores, funcionários de escritórios de contabilidade e prestadores de serviços já receberam treinamentos gratuitos oferecidos pela prefeitura a respeito da nova ferramenta.
Cada estabelecimento pode emitir o documento fiscal com a ajuda do computador ou por meio de dispositivos móveis, como notebook, tablets e smartphones. Para isso, basta acessar a internet, entrar no site oficial da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br) e tirar a nota.
Emitir nota fiscal eletronicamente também significa economia para os empresários, visto que as tradicionais notas fiscais de papel representam 5% do custo dos serviços prestados pelas empresas. Com a implantação do sistema, é possível reduzir o custo. Outra vantagem da nota fiscal eletrônica é a facilidade no armazenamento e no arquivamento de comprovantes.
“A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica representa um avanço importante para os contribuintes, profissionais de contabilidade e toda a população de Cachoeiro. São vários os benefícios com o uso dessa ferramenta, que é rápida, simples e prática. Por ficar disponível na internet, a nota fiscal poderá ser consultada a qualquer tempo. Além disso, essa nova maneira de trabalhar contribui com o meio ambiente, pois diminui consideravelmente o uso de papel. A avaliação dos empresários que têm utilizado o sistema é muito positiva”, avalia Lúcio Berilli.


------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_NFS-e.jpgDivulgação_PMCI_NFS-e.jpg
1036K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário