quarta-feira, 19 de junho de 2013

Prefeitura de Alfredo Chaves investe na qualificação profissional de estudantes jovens e adultos

A prefeitura de Alfredo Chaves se preocupa com a qualificação profissional dos seus moradores. Por isso, investe em dar condições para que jovens e adultos concretizem o sonho de cursar uma faculdade ou curso técnico.
Com recursos próprios, a municipalidade realizou por meio de processo licitatório, a contratação dos serviços de transporte coletivo para atender mais de 220 alfredenses que frequentam aulas em faculdades e institutos técnicos nas cidades de Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim durante todas as noites. A prefeitura contratou três ônibus para transportar alunos às instituições de ensino de Guarapari e cede mais um veículo para atender os estudantes que viajam diariamente para Cachoeiro de Itapemirim. A Câmara Municipal irá devolver ao executivo R$ 8 mil todo mês para ajudar nas despesas.
Em contrapartida, de acordo com informações da comissão de estudantes, esses alunos se uniram para custear as despesas de transportes dos alfredenses que frequentam cursos técnico e superior durante à tarde em Guarapari. Com isso, alunos da noite e da tarde irão ter uma economia mensal superior a 70% para bancar as despesas de transporte. Antes, eles desembolsavam mais de R$ 130 por mês com o serviço.
A prefeitura ajuda também no transporte de alunos de cursos técnicos que frequentam polos educacionais em outras cidades. Ainda, o município estimula alunos de curso superior e técnico oferecendo vagas de estágio remunerado na administração pública.
Outra novidade no município é a oferta do curso Preparatec, que tem objetivo de preparar os estudantes para o ensino médio técnico, principalmente para o Ifes. As aulas são direcionadas para alunos oitavanistas. Hoje, cerca de 200 alunos estão matriculados e frequentam aulas em diversas instituições.
“Eu sei quanto é difícil bancar a faculdade. Esta iniciativa da prefeitura fará toda a diferença para nós, universitários, para que possamos concluir o curso e ainda contribuirmos de alguma forma para o município”, pontuou a estudante do 1º período de direito, Ana Bárbara Casilhas, moradora do bairro Portal dos Imigrantes. 
Já a estudante do curso técnico em administração pelo Ifes, Araceli Galvão Brandy, está feliz com os conhecimentos adquiridos no estágio que vem realizando na prefeitura. “Estou atuando em minha área e sendo remunerada. Estou aprendendo muita coisa e está sendo muito oportuno para minha carreira profissional”, disse.
“Estamos preocupados com o futuro dos nossos jovens, queremos alfredenses qualificados e garantir melhores condições de vida para suas famílias. Mesmo não sendo a responsabilidade do município, estamos destinando com recursos próprios, além dos 25% garantidos na Educação, para incentivar jovens e adultos a se profissionalizarem”, disse o prefeito Roberto Fiorin.
“Queremos contribuir com o crescimento profissional dos nossos jovens”, disse o presidente da Câmara, João Bosco Costa.



Texto: Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: 27 3269-2724 / 8892-6411
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Ana Barbara Casilhas Abreu (3) [1024x768].JPGAna Barbara Casilhas Abreu (3) [1024x768].JPG
161K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Estagiária  (2) [1024x768].JPGEstagiária (2) [1024x768].JPG
143K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário