sexta-feira, 7 de junho de 2013

Prefeitura de Vila Velha faz ação contra descarte irrregular de entulho


Texto: Mirela Marcarini / Foto: Alexandre Alvares

Fiscalização Resíduos Sólidos - Imagem: Alexandre Alvares
Na manhã desta sexta-feira (07), o prefeito de Vila Velha Rodney Miranda coordenou a Operação Resíduos Sólidos em diversos bairros do município. O objetivo é fiscalizar empreendedores da construção civil e evitar que os mesmos destinem os resíduos sólidos em locais inadequados e de forma incorreta. A cada mês a Prefeitura gasta mais de R$ 200 mil com a limpeza de terrenos que recebem irregularmente despejo de resíduos da construção civil.

A ação envolve profissionais das secretarias municipais de Prevenção e Combate à Violência, Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Transporte e Trânsito, além do apoio das policias Civil e Militar. As equipes iniciaram os trabalhos às 7h30. A ação continua no fim de semana. Por meio das câmares de videomonitoramento, a cidade está sendo fiscalizada e quando qualquer despejo ilegal de entulho é verificado, os fiscais são direcionados ao local.

De acordo com o chefe do executivo, a operação está sendo realizada em função de um Termo de Cooperação assinado, no ultimo dia 20 de maio, entre a Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV) e os componentes da cadeia produtiva de resíduos sólidos (geradores, transportadores e empresas licenciadas para receber este material) visando a garantir a destinação correta desses materiais.

Gasto alto - A cada mês a Prefeitura gasta mais de R$ 200 mil com a limpeza de terrenos que recebem irregularmente despejo de resíduos da construção civil. Além do prejuízo financeiro e ambiental desta irregularidade, há também o aspecto da saúde já que estes espaços acabam se tornando locais de proliferação de insetos e roedores, como também a desvalorização imobiliária de regiões da cidade que estão sendo utilizadas irregularmente para depósito destes resíduos.

“A lei diz que a responsabilidade sobre o resíduo é de quem o produz. No entanto a PMVV está fazendo a sua parte recolhendo o material abandonado em locais impróprios. Estamos gastando uma quantia dos cofres públicos que poderia ser investida em outras áreas, como saúde, educação e mobilidade urbana", informa o prefeito que garantiu que a ação de hoje foi piloto e servira de referencia para outros trabalhos com focos variados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário