quinta-feira, 27 de junho de 2013

Prefeitura de Vitória inicia mais 13 obras emergenciais de contenção de encostas

Yuri Barichivich

Obra em Barão de Monjardim
Obras de contenção estão sendo executadas na encosta da rua Barão de Monjardim, no Centro
Uma notícia que traz alívio e felicidade para os moradores de várias regiões da capital. A Prefeitura de Vitória iniciou nesta semana 13 obras de contenções de encostas na cidade, totalizando 14 obras emergenciais de contenção em andamento. Outras 10 estão em licitação.
Os trabalhos são resultado da decisão do prefeito Luciano Rezende de priorizar as intervenções para evitar novos deslizamentos de terra, como o que ocorreu na rua Barão de Monjardim, no Centro, no dia 19 de março. O acidente aconteceu por ocasião de uma chuva de 260 milímetros em apenas 24 horas, sendo que a média histórica mensal para o mês de março é de 89 milímetros. A obra emergencial iniciou dias após o desmoronamento.
A área estava catalogada no Mapeamento de Risco da cidade como de "risco médio" e deslizou sem apresentar qualquer indício de perigo. No dia seguinte ao acidente, o prefeito determinou uma revisão completa do documento e decretou estado de emergência na capital. A medida possibilitou a contratação emergencial das obras.
Técnicos da Defesa Civil e geólogos do projeto Mapenco vistoriaram áreas de risco na cidade e apontaram 14 obras emergenciais, pois os laudos apontaram Risco Muito Alto (Nível 4) de acidentes. Outras 10 obras de contenção estão no início do processo licitatório e serão realizadas assim que as licitações forem concluídas. Nesses locais não há necessidade de obras em caráter emergencial, pois os laudos não apontam risco iminente de acidentes.
As obras foram iniciadas nos seguinte locais: rua Barão de Monjardim, no Centro; Beco Alto Belo 2, em Conquista; avenida Marechal Mascarenhas de Morais, em Jesus de Nazareth; Barão de Mauá (atrás da Faesa), em Jucutuquara; rua Santa Rita de Cássia, no Bairro de Lourdes; Escadaria Maximiliano Passine, em Alagoano; avenida Vitória, na Escadaria Constatino ao lado da elevatória da Cesan, em Gurigica; Otílio João Fernandes, Beco 2, em Bonfim; avenida Santo Antônio, na escadaria Margarida Gadiole, em Ariovaldo Favalessa; avenida Santo Antônio, na Escadaria Germano Sodré, em Ariovaldo Favalessa; avenida Tenente Setúbal (ponto 1), em São Benedito; avenida Tenente Setúbal (ponto 2), em São Benedito; rua Joaquim Tavares da Silva, em Fradinhos; e rua José Martins, no Romão.

Mapenco

Diego Oliveira Alves
Defesa Civil, Barão Monjardim
Técnicos da Defesa Civil identificam áreas de risco e orientam a população a evitar acidentes
Em caráter permanente, a Prefeitura de Vitória trabalha na prevenção de deslizamentos na capital. A Secretaria Municipal de Obras realiza o Mapeamento das Áreas de Risco das Encostas do município. É o projeto Mapenco, que identifica os pontos da cidade onde há a possibilidade de ocorrência de acidentes, associados a danos ou perdas de vidas humanas, e produz laudos sobre encostas que têm risco de desabamento.
Com o levantamento, a Prefeitura pode tomar decisões mais rápidas, diminuir o risco à vida dos moradores e reduzir os danos materiais e os transtornos sociais e econômicos produzidos pelos acidentes, em vez de apenas realizar ações de recuperação de áreas depois que esses eventos tenham ocorrido.
No entanto, analisar apenas o aspecto geológico não é suficiente para resolver o problema. Por isso, a Prefeitura de Vitória investe na conscientização da população. Parte do projeto é dedicada a reuniões com as comunidades. A meta é mobilizar a população para agir ativamente e evitar que desastres aconteçam.

Lixo

A população pode contribuir para evitar deslizamentos. Para isso, é preciso evitar o acúmilo de lixo nas encostas. No dia seguinte ao acidente da Barão de Monjardim, a Secretaria Municipal de Serviços retirou das ruas 74 toneladas de lixo. Foram removidos galhos, folhas, areia, materiais de construção, guarda-chuvas e garrafas PET.
Obras iniciadas
1. Rua Barão de Monjardim, no Centro
2. Beco Alto Belo 2, Bairro Conquista
3. Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, Bairro Jesus de Nazareth
4. Barão de Mauá, atrás da Faesa, Bairro Jucutuquara
5. Rua Santa Rita de Cássia - Bairro de Lourdes
6. Escadaria Maximiliano Passine, Bairro Alagoano
7. Avenida Vitória, escadaria Constatino ao lado da elevatória da Cesan, Bairro Gurigica
8. Otílio João Fernandes, Beco 2, Bairro Bonfim
9. Avenida Santo Antônio, escadaria Margarida Gadiole, Bairro Ariovaldo Favalessa
10. Avenida Santo Antônio, escadaria Germano Sodré, Bairro Ariovaldo Favalessa
11. Avenida enente Setúbal ponto 1, Bairro São Benedito
12. Avenida Tenente Setúbal ponto 2, Bairro São Benedito
13. Rua Joaquim Tavares da Silva, Bairro Fradinhos
14. Rua José Martins, Bairro Romão
Obras em licitação
1. Escadaria Ilma de Deus, Bairro Forte de São João
2. Meirielle de Barros, Rua Tenente Setúbal, beco Tenente Setúbal 1, Bairro São Benedito
3. Rua Francisco Rúdio, Bairro Jucutuquara
4. Rua Paulino Müller, Bairro Bento Ferreira
5. Rua Cabo Paraíba, Bairro Consolação
6. Rua 6 - Escadaria Clemiro Quirino Simões, Bairro da Penha
7. Cerina da Rocha – Tenente Setúbal, 409, Bairro São Benedito
8. Escadaria Manoel Eleotério, Bairro Forte São João
9. Rua José Martins, Escadaria Belmiro de Almeida, Bairro Romão
10. Rua José Machado, Escadaria José Marcolano, Bairro Tabuazeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário