terça-feira, 4 de junho de 2013

Produção de maracujá é incentivada em Boa Esperança


04/06/2013 - 14h47min

Incaper/Boa Esperança

Vender a produção por um preço pré-estabelecido, com um contrato de garantia e ainda com um preço justo, é o sonho de todo produtor rural, principalmente do agricultor familiar. Tendo isso em vista, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria Municipal de Agricultura de Boa Esperança têm promovido reuniões com produtores dispostos a trabalhar com a cultura do maracujazeiro. Uma delas ocorreu nesta terça-feira (04), durante a qual foram definidos os produtores que irão plantar a cultura e a área na qual cada um irá trabalhar.

Entre os encontros já realizados, houve a participação de produtores, representantes da indústria de polpa de fruta Fruta Rica de Boa Esperança e Trop Fruta de Linhares, além da cooperativa de produtores rurais de Jaguaré (COOPRUJ). “Esta tem sido a principal parceira nesse fomento, pois é quem irá buscar o maracujá nas propriedades, fazer a seleção e distribuir para a indústria e para o mercado de mesa”, afirmou o extensionista do Incaper, Ivanildo Schmith Kuster.

O objetivo principal das reuniões foi aproximar os agricultores das empresas compradoras de frutas viabilizando mecanismos de comercialização e também buscando o estabelecimento de preços mais justos, de maneira a remunerar de forma satisfatória tanto a indústria como o produtor. “Este trabalho pretende gerar novas oportunidades de negócio no meio rural, uma vez que essa atividade vem se destacando devido ao seu retorno financeiro satisfatório”, explicou o chefe local do Incaper de Boa Esperança, Lozenil Rodrigues.

Diante das informações obtidas nas reuniões, nos próximos três meses, as empresas de maracujá irão comprar, aproximadamente, 1,4 mil tonelada da fruta por meio da cooperativa (COOPRUJ) gerando, a partir do segundo semestre, uma receita bruta estimada em, aproximadamente, R$ 50 mil por ano, para cada um dos 30 produtores familiares envolvidos com a cultura do maracujá em Boa Esperança.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário