quinta-feira, 27 de junho de 2013

Produtores de Ecoporanga recebem barracas do projeto PAIS


27/06/2013 - 09h28min

Incaper/Ecoporanga

Produzir alimentos sem a utilização de agrotóxicos para a subsistência do produtor e comercialização do excedente. Esse é o objetivo do projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). Para isso, é entregue aos produtores cadastrados um kit, que contém mudas de variadas espécies frutíferas, caixa d'água, sistema de irrigação, tela, estacas, esterco e barracas, além de sementes de hortaliças e frangas poedeiras.

Como parte deste projeto, foi realizada no último sábado (23), pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica (Incaper), em Ecoporanga, no Assentamento Miragem, a entrega das barracas que fazem parte do kit aos produtores. Para finalizar a entrega de todos os materiais, faltam apenas o galinheiro e as frangas poedeiras.

O extensionista do Incaper Alexandre Luiz elogiou a qualidade das barracas. “São funcionais e bem práticas, além de bonitas, o que possibilitará uma melhor condição de comercialização dos produtos. Ela tem o nome do projeto, o que a torna diferenciada e comprova a origem segura do que está sendo comercializado.”

Alexandre ainda elogiou o andamento do projeto no município. “Alguns dos beneficiários aqui em Ecoporanga, mesmo que o kit ainda não tenha sido entregue por completo, já estão produzindo, com bastante margem de excedentes, produtos livres de agrotóxico, seguros e nutritivos. Tem sido uma boa surpresa ver esses agricultores, que há pouco tempo faziam cultivo sem precaução e no modo convencional, estejam fazendo essa transição agroecológica e vendo que vale à pena produzir e integrar sustentabilidade sustentabilidade à unidade produtiva”, afirmou.

Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS)

O PAIS é fruto de um convênio do Ministério de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh), e foi direcionado aos municípios que compõem os Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consad) da Bacia do Itabapoana e do Norte Capixaba, a fim de garantir a segurança alimentar das famílias carentes que moram nas zonas rurais desses municípios.

O projeto é uma tecnologia social inspirada na atuação de pequenos produtores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente. Integrando técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais, o modelo busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, diversificar a produção, utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos, alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades e produzir em harmonia com os recursos naturais.

Mais do que uma horta circular com um galinheiro ao centro e irrigação por gotejamento, o PAIS é um sistema integrado e uma alternativa de trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida para a agricultura familiar. O método dispensa o uso de agrotóxicos, queimadas e desmatamentos, preserva a qualidade do solo e das fontes de água, alia a criação de animais com a produção vegetal, estimula a agricultura orgânica, reduz a dependência de insumos alheios à propriedade, apoia o manejo correto dos recursos naturais, incentiva a diversificação da produção e evita o desperdício de alimento, água, energia e tempo do produtor.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre
luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Hércules Nascimento
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário