sexta-feira, 14 de junho de 2013

Professores da rede trocam experiências em oficinas metodológicas de Inglês e Espanhol


Com o objetivo promover a interação entre os professores de Línguas Estrangeiras/Adicionais, para a produção de planos de aula e sequências didáticas articulados ao Currículo Básico Escola Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com o Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes), realizou  nesta quinta-feira (13) o primeiro encontro das “Oficinas Metodológicas de Desenvolvimento Curricular de Ensino de Línguas Adicionais de Inglês e Espanhol para professores da rede pública”.

Durante a formação, os profissionais participaram de atividades teóricas e práticas, onde foram promovidos relatos de experiências de educação continuada nas disciplinas de Inglês e Espanhol, discussão em grupos com compartilhamento de ideias sobre as metodologias utilizadas em sala de aula, além da abordagem do Currículo Básico da Sedu para o ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM).

As oficinas de Inglês foram coordenadas pelas professoras e integrantes do Departamento de Línguas e Letras da Ufes, Livia Fortes e Luciana Ferrari. Já as atividades de Espanhol foi com a professora e integrante do Departamento de Línguas e Letras da Ufes,  Maria Mirtis Caser, e a educadora Carmelita Tavarez, da rede municipal de educação da Serra. 

Para a professora de Inglês, Renata Altoé Dadalto, que leciona na Escola Estadual Irmã Tereza Altoé, situada no município de Jaguaré, o momento serviu para que os profissionais aprenderem a aplicar de maneira correta e desenvolver por meios diferenciados os conteúdos em sala de aula.

“É muito importante ter essas orientações, pois é desta forma que podemos colaborar ainda mais com a educação dos alunos, de maneira a trabalhar as quatro habilidades especificas do estudante que envolvem a interpretação, escrita, audição e leitura de textos”, destacou.

“Além de beneficiar os alunos, podemos crescer profissionalmente e trabalhar com artifícios que não são comuns no meio escolar que, consequentemente, atraem ainda mais a atenção dos estudantes com relação aos conteúdos lecionados”, acrescentou a também educadora de Inglês, Raquel Belffi, da Escola Estadual Maria de Novaes Pinheiro, em Viana. 

De acordo com o professor de Espanhol, Alessandro Sartório, da Escola Estadual Luiz Manoel Vellozo, em Vila Velha, aprender línguas estrangeiras fortalece ainda mais o intelecto dos estudantes de maneira a inseri-los com mais facilidade em diversos setores em diferentes partes do mundo.

“O aluno bem preparado tem condições de se destacar com mais facilidade em qualquer campo, seja ele estudantil ou profissional, uma vez que equipamentos e materiais para estudos podem ter exemplares somente nesses idiomas”, lembrou.

No dia 20 de junho, os participantes farão o primeiro encontro para socialização das atividades nas SREs com uso da metodologia utilizada no encontro centralizado. A Sedu custeará diárias e transporte para professores que moram fora da Grande Vitória.

O segundo encontro das “Oficinas Metodológicas de Desenvolvimento Curricular de Ensino de Línguas Adicionais de Inglês e Espanhol para professores da rede” acontecerá no dia 11 de julho.

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