quarta-feira, 5 de junho de 2013

PROFESSORES DE CASTELO APRENDEM RECICLAGEM NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE



Com objetivo de mostrar para a sociedade que é possível reaproveitar muitos materiais que vão para o lixo, aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Madalena Pisa, uma Oficina de “Aproveitamento de Materiais e Reciclagem” para 20 professores da Rede Municipal de Ensino. A Oficina foi realizada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente – IEMA em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dentro das atividades da XIII Semana de Meio Ambiente de Castelo, na noite da última quinta-feira, dia quatro de junho.

.

A Design de Moda, Magali Coco Ascacibas, funcionária do IEMA em Vitória, ministrou a oficina, que teve duração de quatro horas. Foram utilizados materiais recicláveis como: caixas de leite longa vida, crivos de ovos e cds. A partir desses materiais foram criadas peças de ornamentação como: flores, cestas, marcadores de livros e pingentes de portas. Sobras de tecidos, linhas e tintas também foram usadas.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Enaldo Moura dos Santos, participou da Oficina e aproveitou a oportunidade para falar um pouco sobre o tema. “As pessoas que reciclam estão ajudando demais o meio ambiente. Nossa intenção ao oferecer essa oficina para professores é para que eles apliquem o que estão aprendendo em sala de aula”, disse Enaldo se referindo à disseminação que a reciclagem terá através dos alunos das escolas do município.

A Professora da Escola de Ensino Fundamental Nestor Gomes, Geane Lemos, adorou a oficina. “Vou passar tudo que aprendi principalmente para colaborar na consciência ambiental dos meus alunos. Em datas especiais, como o Dia das Mães, essas peças são um ótimo presente para os alunos entregarem em casa”, falou Geane muito animada.

.

As atividades da “XIII Semana do Meio Ambiente em Castelo” realizada pela Prefeitura de Castelo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Parque Estadual do Forno Grande continuam até o fim da semana. Confira a programação:

Programação:

05 junho (quarta-feira) DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
07h30min – Oficina para divulgação e fomento da IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente.
Público: Gestores escolares
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEME) Castelo
09h - Oficina de Reaproveitamento de Materiais
Público: Alunos do Ensino Médio
Local: PEFG


06 junho (quinta-feira)
09h - Trilha ecológica interpretativa no Parque Estadual do Forno Grande (PEFG) com apresentação de Teatro de Bonecos.
Público: alunos das séries finais do Ensino Fundamental

07/junho (sexta-feira)
09h - Trilha ecológica interpretativa no Parque Estadual do Forno Grande (PEFG) com apresentação de Teatro de Bonecos.
Público: alunos das séries finais do Ensino Fundamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário