terça-feira, 25 de junho de 2013

Programa Conjunto da ONU encerra atividades na Grande São Pedro nesta sexta - VITÓRIS


Elizabeth Nader
Alunos da Rede Municipal reunidos em sala de aula assistindo palestra
Alunos da rede municipal ouvem orientações de policiais e guardas municipais durante roda de conversa do projeto Papo Reto
Depois de mais de três anos de atividades na Grande São Pedro, o Programa Conjunto da ONU "Segurança com Cidadania", que nesse período realizou cerca de 50 ações, entre oficinas, cursos, palestras e encontros, faz seu último evento nesta sexta-feira (28), às 17 horas.
A ação de encerramento será no Espaço Multiuso Circuito Cultural e contará com apresentações culturais de alunos do projeto, mostra de vídeos e exposição fotográfica. O evento será aberto ao público. As fotos trarão uma retrospectiva do programa, mostrando algumas das dezenas de atividades realizadas. A exposição trará ainda imagens da região feitas por jovens moradores dentro de uma ação da Comissão de Comunicação e Mobilização Social do programa.
Representantes de Agências do Sistema ONU, da Prefeitura de Vitória, das Polícias Militar e Civil e integrantes da comunidade com participação ativa no desenvolvimento do programa estarão no evento. A estimativa é que nesses três anos mais de duas mil pessoas da comunidade, técnicos da administração pública, forças policiais, entre outros, tenham participado das atividades.
Financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, o Programa Conjunto "Segurança com Cidadania" é composto por seis agências do Sistema ONU: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O programa conta ainda com a parceria do Governo Federal, através do Ministério da Justiça. Em Vitória, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, é parceira.

Papo Reto

Ainda como parte das comemorações de encerramento do Programa Conjunto da ONU, será realizada, às 16 horas, no Espaço do Circuito Cultural uma roda de conversa do projeto Papo Reto. Lançado em abril deste ano, ele tem como principal objetivo aproximar forças policiais e comunidade, quebrando preconceitos de ambos os lados.
Nele, policiais militares e civis, guardas municipais e técnicos da Prefeitura promovem rodas de conversa em todas as escolas da região, promovendo discussões entre os jovens sobre cidadania e segurança. Além disso, o projeto é uma das ações previstas no Plano Integral e Participativo.
Formulado conjuntamente pela Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, comunidade e Prefeitura, o Papo Reto é pioneiro neste tipo de trabalho conjunto entre as forças policiais. Além da Secretaria de Segurança Urbana, através da Guarda Municipal, as secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos, Educação e Cultura também estão inseridas no projeto.
O Papo Reto surgiu a partir de um dos principais problemas apontados pelo Diagnóstico da Região – a difícil relação entre polícia e comunidade.
Serão realizados ainda encontros em outros espaços da região, tais como Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Circuito Cultural, além de rodas com turmas de policiais militares, civis e guardas municipais. O desenvolvimento do projeto está sendo apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Elizabeth Nader
Panorâmica do Bairro São Pedro
Grande São Pedro foi foco das ações do programa "Segurança com Cidadania" durante três anos

Agência da ONU em São Pedro

Com uma proposta participativa e integradora, o Programa Conjunto da ONU começou suas atividades em três municípios brasileiros como uma ação pioneira e inovadora em Segurança Cidadã no Brasil. Contagem (MG), Lauro de Freitas (BA) e Vitória (ES) foram escolhidas a partir de edital público que recebeu 72 inscrições de municípios de regiões metropolitanas de todo Brasil.
Regiões específicas desses municípios foram o foco das atividades. Em Vitória, a Grande São Pedro, que na ocasião apresentava os piores índices de violência da capital, foi escolhida.
A partir de então, as seis agências do Sistema ONU que integram o programa passaram a realizar ações em diversas frentes na região. O primeiro passo foi a elaboração de um Diagnóstico Integral da região, que apontou os principais desafios e problemas enfrentados pelos moradores de São Pedro.
Em seguida, deu-se início ao desenvolvimento do Plano Integral e Participativo, elaborado e validado de forma participativa no âmbito das ações do Programa Conjunto, que tem com objetivo final reduzir em 25% da taxa de homicídios de jovens com idades entre 15 e 24 anos, até 2016.
O plano foi construído ao longo de dois anos de trabalhos participativos, em uma parceria estabelecida entre poder público municipal, a Polícia Militar, o Governo do Estado, o Ministério da Justiça e a comunidade de São Pedro. Para tal, foi criado um Comitê Local e desenvolvido um amplo diagnóstico e sólida formação dos atores locais através de diversas capacitações realizadas pelas agências da ONU.
Para acompanhar a execução do plano a partir do encerramento das atividades da ONU, foi deliberada a criação de um Comitê de Convivência e Segurança Cidadã de São Pedro. Coordenado pela Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, a instância contará coma participação de técnicos de diversas secretarias e moradores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário