sexta-feira, 21 de junho de 2013

Programa Terra Mais Igual envia missão a cidade africana de Xai-Xai pela 2ª vez - VITORIA


Foto Divulgação
Carros e pessoas transitando
Representantes da Prefeitura de Vitória vão visitar a cidade de Xai-Xai para troca de experiências na área de desenvolvimento
O Programa Terra Mais Igual vai levar tecnologia social para a cidade de Xai-Xai, capital da província de Gaza, em Moçambique, na África, por meio de uma missão técnica que lá desenvolve o projeto da administração municipal "Colaborando com a Construção da Cidade de Sonho".
Dois representantes da Prefeitura de Vitória viajam neste sábado (22), juntamente com outros dois do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e até o dia 29 de junho terão de aplicar o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) no setor 13 do bairro Comunal Unidade B de Xai-Xai. Essa troca de experiências entre os municípios contribui para o desenvolvimento mútuo.
Seguirão para Xai-Xai o assessor técnico do Programa Terra Mais Igual, José Carlos Neves Loureiro -coordenador do projeto -, e a pedagoga Aidil Faria Barbosa. Esse trabalho é um levantamento dos problemas pela visão técnica, com base em pesquisas, tendo como objetivo final chegar a projetos e à construção de um plano de desenvolvimento local, explicou José Carlos.
Eles também farão a leitura comunitária em uma área piloto dentro do mesmo bairro, o que na prática representa o levantamento pelos próprios moradores da situação da comunidade.
São focos de atuação do Incaper a agricultura familiar, sustentabilidade, empreendedorismo, organização social e regionalização. Já os representantes da Prefeitura de Vitória terão de compartilhar experiências em tecnologia social que são desenvolvidas no município pelo Programa Terra Mais Igual.

Projeto

O projeto foi desenvolvido através de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória, Incaper, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) e o Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
A seleção ocorreu por meio do Programa de Cooperação Técnica Descentralizada Sul-Sul, uma iniciativa do Governo Federal para incrementar o intercâmbio de experiências bem-sucedidas entre estados e municípios brasileiros e países parceiros, com ênfase na América Latina, Caribe, África, Ásia e BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Esta será a segunda parte da missão. A primeira viagem foi em abril de 2013 e o projeto será desenvolvido em um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário