terça-feira, 11 de junho de 2013

Projeto Amigos da Restinga começa por Itaparica


Texto: Simone Diniz / Foto: Semcom

Amigos da restinga - Imagem: Semcom
Aproximadamente 100 pessoas participaram do lançamento efetivo do projeto piloto  Amigos da Restinga, na área de 560 metros localizada em Itaparica. Na oportunidade foram plantadas mudas e também semeados feijão da praia. Durante a atividade muitos novos “Amigos” se cadastraram no projeto. O projeto é coordenado pela Movimento Vida Nova Vila Velha (Movive) e conta com apoio da Prefeitura de Vila Velha.

O plantio da primeira muda de restinga foi feita pelo servidor da PMVV Ricardo Borgo, que junto com o especialista Rino de Souza Engelhardt, iniciaram o estudo da restinga no município e ainda, o garoto Pedro Barcelos e o atleta Antonio Pereira representando todas as gerações unidas na preservação do meio ambiente.

O secretário de Meio Ambiente Alberto Pêgo participou da atividade e destacou a importância da restinga. “Esta é a única vegetação que resiste a um solo pobre e cumpre uma tarefa importante de conter a areia  além de tornar a praia ainda mais bonita e cabe a nós preservá-la”.

A vice-presidente do Movive, Cristina Puppin, ressaltou a importância do evento. “Dizem que sonho que se sonha junto se realiza e este momento demonstra isto. A união de muitos dá inicio à recuperação da restinga de Vila Velha e esperamos que a comunidade incorpore este sonho e juntos consigamos manter este bem natural”.

O morador de Itaparica Roberto Lombardi levou a sua filha Julia, de cinco anos, para participar da atividade. “Muito boa esta iniciativa. Fiz questão de vir e trazer minha filha. Precisamos valorizar e preservar as riquezas naturais”.

A restinga de acordo com o Código Florestal é considerada Área de Preservação Permanente (APP), logo é responsabilidade de todos proteger este bem natural. Itaparica é a primeira área piloto no litoral de Vila Velha. Ações semelhantes serão feitas em Itapuã e na Praia da Costa.

O Amigos da Restinga é coordenado pela Movive e conta com apoio da Prefeitura de Vila Velha, das Associações de Moradores de Itaparica, Itapuã e Praia da Costa, Associação Preserva o Barra Sol de Bodyboard, Cesan, Vale e Instituto Capixaba de Ciência e Administração.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário