quinta-feira, 27 de junho de 2013

Projeto social ensina direito do consumidor a crianças e jovens


O projeto Consumidor Cidadão, ação integrante do Programa Estado Presente, beneficiou mais de 10.500 crianças e jovens nos aglomerados atendidos pelo Programa. Em dois anos de execução, o projeto desenvolveu atividade educativa, interativa e lúdica com o público infanto-juvenil do ensino fundamental e médio nas escolas públicas municipais, propagando conhecimentos básicos sobre direito do consumidor, consumo consciente, sustentabilidade e mercado de trabalho.

Segundo o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, o projeto tem o objetivo de levar às comunidades carentes da Grande Vitória, apontadas como de vulnerabilidade social e violência, instrumentos de proteção e defesa do consumidor, permitindo o fortalecimento da cidadania, promovendo a inclusão social e a redução das desigualdades.

“Temos por objetivo promover mudanças de hábitos de consumo no público infanto-juvenil, despertando-os para a importância do consumo consciente e tornando-os multiplicadores da defesa do consumidor. Pretendemos, com esse trabalho, preparar os jovens para que saibam lidar com as diversas situações enfrentadas no dia a dia no mercado de consumo”, informa o diretor.

O trabalho realizado com as crianças possui uma linguagem acessível ao público e envolve palestras, mostra de vídeos, jogos interativos e distribuição de cartilhas educativas.

Depoimento

A diretora da escola municipal EMEF Anthonius Lutes, de Nova Esperança, Cariacica, Nízide Angélica Dias, ressaltou a importância do projeto Consumidor Cidadão para o trabalho sociopedagógico desenvolvido pelos professores. A diretora relatou também que o desfecho dos trabalhos realizados com as crianças, por meio da participação da dupla de palhaços ‘Amigos do Riso’ foi surpreendente. 

“O projeto mexeu com todos nós. Nossa comunidade precisava disso, foram momentos de aprendizado e alegria. As cartilhas e brindes distribuídos foram ótimos”, disse.



Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do Procon Estadual Amanda Ribeiro / Deborah Soares Tels.: (27) 3132-1840 / 9975-2490 imprensa@procon.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário