quarta-feira, 19 de junho de 2013

Projeto Trilhas’ incentiva leitura entre estudantes das redes estadual e municipal


Profissionais que trabalham com a educação fundamental nas redes estadual e municipal participaram nesta terça-feira (18), no Hotel Four Towers, localizado em Vitória, do ‘Encontro Estadual da Rede de Ancoragem Trilhas’, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu).  O encontro tem como objetivo aperfeiçoar o uso do material pedagógico do ‘Projeto Trilhas’, já distribuído em 72.051 escolas do Estado em 2012.

O projeto, alinhado com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), é composto por jogos pedagógicos de metodologias educacionais diferenciadas, 20 títulos de livros de literatura infantil, conjunto de cadernos com orientações e estudo para a prática pedagógica em ambiente escolar, que visam instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade.

A finalidade do material é inserir as crianças do primeiro ano do ensino fundamental em um universo letrado, além de propor um contexto favorável ao processo de alfabetização e, consequentemente, possibilitar o alcance da meta de 6,0 pontos estabelecida para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2022.

Durante a capacitação, coordenada pela formadora estadual Cleusa Vieira da Costa, os educadores participam de atividades teóricas e práticas, que envolvem o manuseio e leitura de alguns materiais do projeto, além de conhecerem as diretrizes gerais da iniciativa pedagógica.

“É muito gratificante poder proporcionar esse encontro reflexivo aos profissionais em educação responsáveis por pensar na alfabetização como um direito de todos. Nosso objetivo é que 100% dos nossos alunos sejam alfabetizados. Para isso, é importante que haja o trabalho em conjunto entre município, Estado e Conselho de Alfabetização”, salientou a coordenadora do projeto, Sandra Baptista.

O projeto está alinhado com o Plano de Metas e Compromisso Todos pela Educação (alfabetização de todas as crianças até, no máximo, oito anos de idade e o incentivo à leitura), bem como, com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

“O evento serviu para mostrar aos participantes que o professor precisa assumir o papel de mediador e, ao planejar as suas atividades, refletir sobre a concepção de alfabetização, leitura e escrita que embasam a prática pedagógica. Ao retornarem aos locais de trabalho, os professores devem propor práticas bem fundamentadas, ressaltando a articulação entre a prática em sala de aula e as teorias que as sustentam”, finalizou a coordenadora estadual do Pnaic, Eunice Negris.

Todo o material do ‘Projeto Trilhas’ pode ser acessado por meio do endereço eletrônico www.portaltrilhas.org.br.

A formação recebe o apoio do Ministério da Educação (MEC), Instituto Natura, Programa Ver para Crer, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).



Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ jgviana@sedu.es.gov.br Texto: Juliano Viana Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

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