terça-feira, 11 de junho de 2013

Projetos na Unimetro garantem aprendizado de práticas sustentáveis a adolescentes


A Gerência pedagógica da Unidade de Internação Metropolitana (Inimetro), em Vila Velha, vem desenvolvendo desde o início do anouma série de atividades que compõem o Projeto de Sustentabilidade desenvolvido internamente, cujo objetivo é desenvolver aconsciência ambiental nos adolescentes e servidores, por meio da utilização responsável dos recursos naturais, respeitando o meioambiente e defendendo o consumo consciente. 

Entre as atividades desenvolvidas, está o cultivo de uma nova horta na Unidade, cuja produção será revertida para o consumo dos próprios socioeducandos, bem como para o Almoço Comunitário das Famílias, evento realizado mensalmente. 

O plantio da horta foi possível devido à parceria com a Unimetro com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, por meio da oferta do Curso de Olericultura Básica, que contou com a participação de cerca de 20 adolescentes. 

“Também estamos desenvolvendo uma granja e a criação de galinhas Rhodia permitirá a produção de ovos para o consumo da comunidade. Assim, em consonância com o projeto macro de Sustentabilidade, em comemoração à Semana do Meio Ambiente realizada mundialmente, estamos desenvolvendo uma série de ações relacionadas à temática”, destacou a subgerente pedagógica Thaís Barbosa Medeiros.

Dentro dessa proposta, já na semana passada, os socioeducandos puderam desfrutar de um lanche diferenciado produzido com talos e cascas de verduras. “Tivemos também um Campeonato Interclasses de Futsal. E uma comissão de adolescentes apresentou palestras sobre como funcionará a coleta seletiva de lixo na unidade para a Equipe de Limpeza, os agentes socioeducativos e a Equipe Técnica, para conscientizá-los e ensiná-los sobre como se dará o novo processo da destinação do lixo na unidade”, complementou Thaís.

Para dar início à cultura de reciclagem e reaproveitamento de itens que seriam descartados, os alunos foram orientados por docentes da Unimetro durante as aulas diárias, de maneira transdisciplinar. Ainda para lembrar a Semana do Meio Ambiente, os jovens acompanharam a apresentação teatral intitulada “A Batalha da Vida”, cujos personagens eram a água, a terra, o ar, o lixo, a lama e o poluidor que, por meio de seus dilemas de consumo ilustraram as práticas cotidianas do ser humano em relação ao meio ambiente.  Também houve apresentação do Grupo de Dança “Os Levados”, formado por 05 adolescentes com estilo de coreografia parecida com o Street Dance. 

A partir da próxima semana, os vasilhames diferentes começam a ser distribuídos nos espaços, começando a separar o papel, o plástico, o não reciclável e as cascas de frutas. O papel e o plástico terão recolhimento e destino diferenciados, sendo reciclados, deixando de serem enviados aos aterros sanitários. As cascas de frutas sofrerão o processo da compostagem, sendo destinadas à adubação das hortas da unidade.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do Iases Max Torezani Tel: (27) 3636-5484 / 9932-7739 E-mail: comunicacaoiases@yahoo.com.br comunicacao@iases.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário