quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sábado é o Dia D de vacinação contra a poliomielite e aplicação de Vitamina A


Marcos Salles
Vacinação  de poliomielite
Crianças de 6 meses a 5 anos devem receber a imunização contra a poliomielite nas unidades de saúde da capital
Samira Gasparini
Vacinação contra a poliomielite
Profissionais vão vacinar os pequenos contra a paralisia infantil até o dia 21 de junho em Vitória
Está chegando a hora de vacinar os pequenos contra a paralisia infantil. O próximo sábado (8) será o Dia D de vacinação contra a poliomielite. Todas as crianças que têm mais de 6 meses e menos de 5 anos de vida devem ser vacinadas. Pais ou responsáveis devem levar seus filhos à unidade de saúde mais próxima, das 8 às 17 horas.
O lançamento da campanha acontecerá às 8 horas, na Unidade de Saúde de São Pedro V, em Nova Palestina. Além da poliomielite, também será administrada, via oral, a megadose de vitamina A, com o objetivo de prevenir a carência dessa vitamina. Ela contribui para a redução de doenças infecciosas, diminui a mortalidade infantil e ajuda na saúde da visão e no pleno desenvolvimento cognitivo das crianças.
A meta do município é vacinar 95% dos pequenos que estão dentro da faixa etária, o que corresponde a aproximadamente 20 mil crianças. Embora o Dia D da Vacinação aconteça no próximo sábado (8), as unidades de saúde da capital vão vacinar até o dia 21 de junho.
A secretária municipal de Saúde, Sony de Freitas Itho, explica a importância da imunização. "Há 24 anos estamos controlando essa doença e é imprescindível que toda criança com até 5 anos de idade tome a vacina, independente de já ter sido vacinada anteriormente. Só assim continuaremos mantendo Vitória livre da paralisia infantil".
A secretária explica que a megadose de vitamina A será aplicada por conta de uma parceria entre os programas nacionais que fazem parte da ação Brasil Carinhoso e que integra o Brasil sem Miséria. "O objetivo é ampliar a cobertura dos programas de saúde para as crianças, e o município de Vitória está incluído no plano nacional".

Vitamina A

Anteriormente, a suplementação de vitamina A ocorria em locais pontuais considerados deficientes dessa vitamina, porém, em pesquisas realizadas no Brasil, observou-se um percentual considerável de deficiência em todo Brasil.
A Pesquisa Nacional de Saúde e Demografia da Criança e da Mulher (PNSD) demonstrou a deficiência dessa vitamina em crianças menores de 5 anos, sendo:
  • Nordeste: 19%
  • Sudeste: 20%
  • Centro-Oeste: 10,7%
  • Sul: 9,9% 
  • Média Brasil: 17,4%

Paralisia infantil

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa causada pelo poliovírus e atinge principalmente crianças. A contaminação ocorre por via fecal-oral, ou seja, pelo contato direto com as fezes ou secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas.
A maior parte das infecções é assintomática. Quando ocorrem, os sinais são parecidos com os de outras doenças virais, como gripe, febre e dor de garganta, náusea, vômito, constipação, dor abdominal e, raramente, diarreia. Cerca de 1% dos infectados pode apresentar paralisia nos membros inferiores, cuja principal característica é a perda de força muscular e dos reflexos.
A poliomielite pode ser evitada por meio da vacinação, que compreende quatro doses a partir de 2 meses de idade. Ela está disponível em todas as unidades de saúde da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário