segunda-feira, 17 de junho de 2013

Saudade do brimo FERES AMIN ELMASRI, O MASCATE MODERNO.

Sempre que passo na Avenida Champgnat, em Vila Velha, onde funciona o Banco Itau, me lembro com saudade do brimo, que todos os dias ali estava vendendo guarda chuva e sombrinha. Hoje certamente ele mora no Céu

Um dia eu publiquei aqui no vitrinecapixaba o seguinte texto:

FERES AMIN ELMASRI, O MASCATE MODERNO.


Meu brimo libanês FERES AMIN ELMASRI e eu, no seu ponto de venda de  guarda chuva e sombrinha, esquina da Avenida Champagnat com Antonio Ataide- na calçada do Banco Itau, Vila Velha.
       FERES veio para o Brasil em janeiro de 1955 com 25 anos, com três patrícios, sendo que um foi para o Rio Grande do Sul e dois para a Argentina.
Nasceu em GALWT FALUGA, 28 quilômetros de Beirute, é druzo, mas na sua aldeia era amigo dos maronitas.
Foi para Teófilo Otoni onde ficou 25 anos. Lá tem muitos drusos. Montou uma loja de tecidos e foi mascate no Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. Estabeleceu em 1962. Casado com a libanesa Bahdia, de quem era noivo no Líbano, tem dois filhos, Zied, corretor de imóveis e Salma, dona de casa.
Voltou ao Líbano por duas vezes, 88 e 92, ficou triste pela destruição do país pela guerra civil e a Guerra com Israel, que ele sabe ter sido criada pelos Estados Unidos para destruir o nosso país, LÍBANO.
Alguns de sua família foram morar na Venezuela.
Quando vou ao Centro de Vila Velha sempre passo para bater um papo. Sempre lembro de meu avô paterno, Francisco Marolino Mansur, que chegou ao Brasil em 1883, com 19 anos e morreu em 1932 em Muniz Freire.
O brimo continua sendo mascate, mas agora de uma forma diferente dos primeiros anos de Brasil, quando ia em busca dos compradores. Com o crescimento das cidades, agora os clientes que procuram o brimo.
Se passar por lá, compre um guarda chuva ou uma sombrinha para proteger-se do sol.  O Brimo vai gostar muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário