sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sebrae ES leva produtos orgânicos à Feira Sabores da Terra


A ação pretende resgatar o hábito da feira livre entre os capixabas

Buscando resgatar o saudável hábito in natura das feiras livres, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) realiza a Feira Sabores da Terra. A ação se dá em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Espaço Gourmet Orgânico.

A ação está prevista para se realizar dentro da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, que acontece durante a Feira Sabores da Terra, que teve início nesta quinta-feira (13) e está montada na Praça do Papa, em Vitória.

Trata-se de um importante resultado do trabalho do Sebrae em conjunto com parceiros, em benefício do segmento de orgânicos do nosso Estado, com foco no esclarecimento dos consumidores sobre o que é orgânicos de fato, aprofundando seu interesse, oportunizando o contato direto com o produtor rural e abrindo cada vez mais portas em direção à saúde do cidadão e do planeta.

A analista e gestora do projeto de Agricultura Orgânica do Sebrae ES, Juliana Castro, ressalta que a intenção da ação é incentivar o consumo do alimento orgânico e fomentar as feiras livres orgânicas da Grande Vitória. “Pretendemos fazer da Sabores da Terra uma vitrine para as tradicionais feiras orgânicas de rua. Os produtores rurais que estão na Sabores vendem seus produtos toda semana nas feiras orgânicas da Praça do Papa, Barro Vermelho, Praia da Costa, Serra e Cariacica. Nossa intenção é de que a população visite e compre nesses locais”, afirmou.
Ainda, profissionais do Sebrae, Incaper, Seag e produtores capixabas apresentarão aulas shows de culinária gratuitas no evento. Os pratos são exclusivamente orgânicos e, no total, serão 17 receitas ensinadas aos participantes. Tapioca de chia, cuscuz e tabule de quinoa, sucos funcionais com frutas e legumes, arroz integral com sementes e sucos de inhame e couve são exemplos.
Os interessados em participar das aulas shows de gastronomia da Feira Sabores da Terra devem procurar o pavilhão gastronômico do evento. As aulas são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (27) 9982-9503 e no Facebook (Feira Sabores da Terra). 
Programação
Sexta-feira (14/06)
17h30 Chás orgânicos
18h30 Oficina de beleza com babosa
19h30 Carpaccio de palmito
20h30 Pastel integral assado com palmito e creme de milho verde - Daniel e Marcos Ortiz - Restaurante Sol da Terra
Sábado (15/06)
10h30 Suco Verde
11h Moqueca de banana da terra
11h30 Tabule de quinoa
13h30 Cuscuz de quinoa e arroz integral preto
15h Bolinho de arroz integral - Daniel e Marcos Ortiz- Restaurante Sol da Terra
15h30 Salada com molho de manjericão
16h Macarrão com sementes
17h Tapioca de chia
19h Preparação de sucos funcionais
21h Paella do Campo
Domingo (16/06)
11h Salada maratimba e salada rápida com molho de suco verde
11h30 Tapioca recheada
13h Tabule de quinoa

Feiras orgânicas
A Grande Vitória conta com várias feiras orgânicas, que ajudam a disseminar o hábito da boa alimentação. Confira onde e quando acontece cada uma:
Praça do Papa (Vitória) - quartas-feiras, das 17h às 21h
Barro Vermelho (Vitória) - aos sábados, das 5h às 12h
Praia da Costa (Vila Velha) - aos sábados, das 5h às 12 horas
Campo Grande (Cariacica) - das 5h às 12 horas
Serra Sede (Serra) - às terças-feiras, das 15h às 21h
Valparaiso (Serra) - às terças-feiras, das 17h às 21 horas


Nenhum comentário:

Postar um comentário