quarta-feira, 12 de junho de 2013

Secult divulga Comissões Julgadores dos Editais das áreas de Literatura e Patrimônio Cultural

A Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) publicou, nessa terça-feira (11), no Diário Oficial da União as Comissões Julgadoras para os Editais das áreas de Literatura e do Patrimônio Cultural, que compreendem os Editais de números 023/2013 ao 031/2013. Responsáveis por selecionar as propostas inscritas nos Editais da Secult, essas comissões são formadas por artistas, pesquisadores e profissionais do campo cultural com competência reconhecida e com experiência em comissões de avaliação de projetos e concursos na área. 

Embora compostas por diversos profissionais de outros estados, todas as comissões tem pelo menos um membro capixaba, o que  facilita a avaliação de aspectos locais presentes nos projetos. Entre os nomes confirmados para compor algumas bancas de seleção estão a antropóloga e escritora Débora Goldemberg, a arquiteta Maria Cristina Coelho Duarte e o historiador Luiz Eduardo Pinheiro Sarmento. Os perfis das Comissões já estão disponíveis na seção “Editais” do site da Secult.

Convidada para integrar a comissão julgadora do Edital para Difusão de Obras Literárias (Edital 023/2013), Deborah Goldemberg é ativa na vida literária paulistana e formada pela London School of Economics e estreou na literatura com o livro “Ressurgência Icamiaba” (Selo Demônio Negro, Ed. Annablume, 2009), mesmo ano em que lançou “O Fervo da Terra” pela editora Carlini & Caniato. Ganhou o prêmio PROAC 2011 do Governo de São Paulo para a publicação do seu romance, Valentia (Ed. Grua, 2012), que foi finalista do Prêmio Machado de Assis 2012, da Biblioteca Nacional. 

Já a arquiteta Maria Cristina Coelho Duarte compõe, junto com os também arquitetos Tatiana Caniçali Casado e Rodrigo Zotelli Queiroz, a banca de seleção para o Edital de Ocupação e Revitalização Cultural de Bens Imóveis Tombados (Edital 027/2013). Maria Cristina tem especialização em Conservação e Restauração de Edifícios e Conjuntos Históricos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestrado em Arquitetura - História e Preservação do Patrimônio Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi membro do Conselho Estadual de Cultura, na Câmara de Patrimônio Histórico e do Conselho Municipal de Cultura do município de Vitória, atuou como docente em cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)  e na Univix, em Vitória. Em 2011 recebeu o prêmio de melhor produção teórica na 49ª Premiação anual do Instituto dos Arquitetos do Brasil / Departamento do Rio de Janeiro com a publicação "Metodologia e tecnologia na área de manutenção e conservação de bens edificados: o caso do Núcleo Arquitetônico Histórico da Fiocruz".

Membro da Comissão Julgadora do Edital de Mestres da Cultura Popular Capixaba (Edital 030/2013), o historiador Luiz Eduardo Pinheiro Sarmento é especialista em Gestão Cultural e em História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestre e doutorando em Antropologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro do Observatório de Museus e Patrimônio Cultural - OBSERVAMUS. Luiz Eduardo tem larga experiência na realização de diversos inventários culturais de referência, além de já ter participado de diversas comissões de avaliação de projetos e concursos na área cultural, na condição de avaliador e/ou coordenador.       

Abaixo, confira quais são os editais da Secult ainda estão com inscrições abertas:

De dezembro de 2012 a outubro de 2013
Edital de Locomoção:
-Edital 001/2013 - Locomoção de Artistas, Estudiosos e Técnicos *

* Edital que terá inscrições mensais de dezembro de 2012 a outubro de 2013

De 13 de maio a 27 de junho de 2013
Editais de Audiovisual:
-Edital 032 – Desenvolvimento e Manutenção de Cineclubismo
-Edital 033 – Produção de Longa-metragem de Ficção para Mídia Digital *
-Edital 034 – Bolsa de Criação de Roteiro de Longa-metragem
-Edital 035 – Produção de Documentário
-Edital 036 – Finalização de Obras Cinematográficas
-Edital 037 – Produção de Curta-metragem de Ficção
-Edital 038 – Distribuição de Filmes

Editais Transversais: 
-Edital 039 – Criação ou Manutenção de Sites de Cultura
-Edital 040 – Projetos de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba
-Edital 041 – Projetos de Cultura Hip Hop


* Edital que terá inscrições abertas a partir do mês de outubro de 2013


Informações à imprensa: Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo Assessoria de Comunicação Caê Guimarães, Paula Norbim e Paulo Gois Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302 cae.guimaraes@secult.es.gov.br imprensa@secult.es.gov.br / www.secult.es.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário