sexta-feira, 21 de junho de 2013

Segunda sessão da Mostra|Cinema e Arte Contemporânea| será realizada este sábado

Com a proposta de utilizar o audiovisual como suporte para reflexões sobre a produção artística, a Galeria Homero Massena realizará neste sábado (22), às 15 horas, a segunda sessão da  Mostra|Cinema e Arte Contemporânea| com as participações do artista plásticoNicolas Soares e do jornalista Lucas Schuina. Com o tema, Sensorialismo, a sessão exibirá o filme “Mal dos trópicos”, de ApichatpongWeerasethakul. A entrada é franca.

Os encontros, que acontecem nas tardes de sábado durante todo o mês de junho, utilizam o espaço expositivo para exibições de filmes e vídeos, seguidos de debates e palestras com a participação de artistas e pesquisadores. Desta vez, o filme a ser utilizado como base para as discussões será “Mal dos trópicos”, de Apichatpong Weerasethakul, que mostra a vida e o amor dos jovens Keng e Tong.

Sinopse do filme

A vida é feliz e o amor é simples para os jovens Keng (Banlop Lomnoi) e Tong (Sakda Kaewbuadee). Keng é um soldado e Tongtrabalha no campo. O tempo passa, ritmado pelas noites na cidade, pelos jogos de futebol e pelas agradáveis reuniões na casa da família de Tong. Um dia, quando as vacas da região começam a ser decapitadas por um animal selvagem, Tong desaparece. A lenda diz que um homem pode se transformar em animal selvagem. Keng parte então sozinho para o coração da floresta tropical, onde o mito muitas vezes se torna realidade. Ganhou o Prêmio do Júri, no Festival de Cannes e Prêmio da Crítica, na Mostra de Cinema de São Paulo.

Ausência|Presença

Com produção e curadoria de Hugo Sodré, a mostra integra a programação da exposição Ausência | Presença, de André Arçari, que foi aberta no último dia 22 de maio. A atividade visa dialogar sobre algumas características da arte contemporânea e como algumas delas estão presentes nas obras expostas na Galeria.

O trabalho apresentado por André Arçari é formado por 11 imagens e um vídeo. Esse conteúdo imagético foi submetido a dispositivos como câmeras, televisores e monitores, considerados ferramentas de recorte, seleção e filtragem da realidade. O resultado é um certo apagamento proporcionado pelo grau de desfoque e de ruído nas capturas gerando um conflito visual que tende a desafiar o público.

Na Mostra|Cinema e Arte Contemporânea| será intensificado o uso da linguagem audiovisual como apoio para os comentários dos convidados. Ela visa, ainda, fomentar o hábito da visitação às exposições ao propor diálogos com novos públicos por meio do cinema.
Programação Mostra|Cinema e Arte Contemporânea|, todos os sábados do mês de junho, das 15 às 18 horas:

22/06 – Sensorialismo – com Nicolas Soares e Lucas Schuina
Filme “Mal dos Trópicos”, de Apichatpong Weerasethakul

29/06 – Apropriação na Arte – com André Arçari e Rodrigo Hipólito
Filme “Close-Up”, de  Abbas Kiarostami

Entrada Franca

Serviço:
Exposição Ausência/Presença, de André Arçari
Local: Galeria Homero Massena, Cidade Alta, Vitória - ES
Visitação: até 20 de julho de 2013. De segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas e sábado das 13 às 18 horas.
Entrada franca
Contato: 3132-8395

Mostra|Cinema e Arte Contemporânea|
Local: Galeria Homero Massena, Cidade Alta - Centro de Vitória - ES
Dia: 22 de junho, das 15 às 18 horas.
Entrada franca
Produção e curadoria: Hugo Sodré
Contato: 3132-8395


Informações à imprensa: Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo Assessoria de Comunicação Caê Guimarães, Paula Norbim e Paulo Gois Tel.: (27)3636-7111/9902-9302 cae.guimaraes@secult.es.gov.br imprensa@secult.es.gov.br / www.secult.es.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário