terça-feira, 11 de junho de 2013

Servidores da Semas apresentam trabalhos em encontro internacional na Ufes


Diego Alves
Serviço de abordagem de rua
Serviços voltados para a abordagem a pessoas em situação de rua em Vitória são apresentados no evento
Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) apresentam trabalhos científicos no 1º Encontro Internacional de Política Social e no 8º Encontro Nacional de Política Social nesta semana. O evento, com o tema "As transformações do Estado no mundo", é realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), desta segunda (10) até esta quinta-feira (13).
Para a coordenadora do Serviço de Acolhimento de Adultos, Gilderlandia Silva Kunz, uma das autoras da pesquisa "Modos de Vida e Biopolítica", em parceria com professores da Ufes, é fundamental compartilhar o conhecimento. "O trabalho que inscrevemos no evento contribui para o desenvolvimento das políticas públicas para pessoas em situação de rua, pois é rico em informações, com mapeamentos e narrativas do modo de vida dessas pessoas. Mostra as intervenções feitas no cotidiano e a realidade que essas pessoas vivem. É uma pesquisa que influencia a prática profissional e tem muito a acrescentar às políticas públicas".
Já a servidora Graziella Almeida Lorentz destaca o objetivo de apresentar o artigo "Vigilância socioassistencial e o sistema de informações na política municipal de Assistência Social", que foi escrito com outros autores. "Divulgar esse trabalho é tornar públicas as informações e as ferramentas utilizadas. É uma forma de compartilhar experiências com outros colegas e aprimorar o serviço".
Além disso, o artigo apresenta o Sistema de Gerenciamento de Atenção às Famílias (Sigafweb), desenvolvido pela coordenação de Vigilância Socioassistencial da Semas. Esse sistema integra e melhora o atendimento às famílias. Ele está sendo usado nosCentros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Serviço de Abordagem Social, e até o final do ano será implantando em todos os serviços da secretaria", afirma.

Autores

O artigo "Vigilância socioassistencial e o sistema de informações na política municipal de Assistência Social" foi escrito pelos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social Clarice Machado Imperial Girelli, Graziella Almeida Lorentz, Edsley Alves de Farias e Danielle Freitas Rangel.
Durante o 1º Encontro Internacional de Política Social e o 8º Encontro Nacional de Política Social, são realizados conferências, mesas-redondas, mostra de vídeos, minicursos e apresentações de trabalhos científicos. Participam desse evento pesquisadores nacionais e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário