terça-feira, 25 de junho de 2013

Servidores emagrecem e adotam hábitos saudáveis a partir de projeto do Ipamv - VITÓRIA


Elizabeth Nader
Doutora Henriqueta Sacramento
Médica Henriqueta Sacramento diz que plantas medicinais são cultivadas no jardim terapêutico implantado no Ipamv
A preocupação com a boa forma e o bem-estar tem sido constante na sociedade moderna, cheia de cobranças em torno de um estilo de vida saudável. Para um grupo de 24 funcionários do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória (Ipamv), a atenção ao corpo envolve desde o emagrecimento, com mudanças de hábitos alimentares, até as novas rotinas, através de exercícios físicos.
Incluído no programa Qualidade de Vida, o projeto "Viva mais Leve" incentiva os servidores a abandonar os hábitos ruins e cultivar outros que garantam a conquista tão sonhada para o corpo e a mente.
Em reuniões semanais, o grupo expõe a autoavaliação para a coordenadora do projeto, a médica Henriqueta Sacramento, que faz o acompanhamento da equipe. "Cada um estabelece junto comigo a meta de peso a ser atingida em determinado período e todos vão sendo motivados a ficar mais leves, com redução de calorias, sem remédio e com mais ginástica (como caminhadas), a fim de acabar com o sedentarismo", explicou a médica.
Funcionando há seis anos, o programa tem motivado os servidores do Ipamv por meio de oficinas realizadas a cada três meses, momento em que discutem as medidas que podem tomar para diminuir o peso e fortalecer a busca de hábitos saudáveis permanentes. 
Segundo a presidente do Ipamv, Tatiana Prezotti, esse é um dos projetos importantes do instituto, porque surgiu das demandas dos próprios servidores. "Eles controlam o peso e também fazem exames médicos que avaliam as condições da saúde de cada um", disse ela.
Os hábitos saudáveis de vida são diferentes para cada um e, por ser um universo menor, as pessoas ficam estimuladas com os resultados dos colegas. "Sempre que tem festa no Ipamv, todos os lanches são feitos dentro das normas dos alimentos saudáveis", comentou.

Resultados

Elizabeth Nader
Senhor Inácio
Inácio Lorencini diz que perdeu 10 quilos desde quando começou a adotar os hábitos do projeto "Viva mais Leve"
Diversos resultados já foram obtidos a cada ano. O diagnóstico inicial mostrou que 40% do total de servidores inscritos (34 começaram) estavam com excesso de peso e 50% eram sedentários. Algumas pessoas com sobrepeso, por exemplo, mesmo não tendo emagrecido naquele período como deveriam, mudaram os hábitos, lembra a médica.
Aqueles que não participaram aumentaram de peso, o que mostra a eficácia do grupo de apoio como fortalecimento para se atingir uma meta importante como a perda de peso.
Um bom exemplo é o coordenador da aposentadoria do Ipamv, Inácio Lorencini, 64 anos. Ele participa do projeto e passou de 85 para 75 quilos em um ano. Ele conta que teve muito medo de ficar diabético com a comprovação do aumento da taxa de glicose e, com o acompanhamento médico, passou a se alimentar com mais verduras e legumes, menos carnes e mais frutas e, atualmente, está feliz com o resultado. "Além disso, retirei o sal da comida, excluí os doces das refeições e fiquei mais leve", disse.
No geral, todos (24 continuam) adquiriram bons hábitos alimentares e ganharam saúde. "Muitos mudaram o tipo de pão, passaram a ingerir o integral e o queijo menos salgado para controlar a pressão arterial e incluíram pequenas mudanças, como vir a pé para o trabalho, subir escadas e fazer caminhadas", comentou Henriqueta.
Ela acrescenta que outras iniciativas foram incluídas, como a criação de um jardim terapêutico em frente ao Ipamv, onde são cultivadas plantas medicinais para chás que previnem e tratam doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário