segunda-feira, 17 de junho de 2013

Servidores são capacitados para atuar na mediação de conflitos comunitários


André Luiz Silva Sobral
Fachada de casas com dois andares
Proposta do curso é capacitar servidores para atuar na mediação de conflitos entre vizinhos
Servidores e técnicos da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) que trabalham direta ou indiretamente com a temática "Mediação de Conflitos" passarão por capacitação para atuar no projeto de Mediação de Conflitos Comunitários desta segunda (17) até sexta-feira (21).
A partir da implementação do projeto, ainda em fase de elaboração, serão realizadas ações para a minimização dos riscos sociais, a redução das vulnerabilidades e o enfrentamento às violências na capital. Segundo o gerente de Mobilização Social e Institucional da Semcid, Glauber Teixeira, a dinâmica de funcionamento do projeto tem caráter participativo, dialógico e inovador, possibilitando a abertura de novos mecanismos de acesso à Justiça.
"Atualmente, o setor de mediação atende apenas casos de conflitos familiares. Queremos expandir o serviço porque a capital apresenta uma grande demanda para questões que envolvem brigas entre vizinhos e comunidades. Com isso, o acesso à Justiça será facilitado, contribuindo para a redução da intolerância nas comunidades e, consequentemente, da violência", disse Teixeira.
Ministrado por técnicos do Instituto de Estudos da Religião (Iser), o curso "Mediação Comunitária - Desenvolvendo uma experiência comunitária e participativa: desafios e possibilidades" faz parte do Programa Conjunto Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a Prefeitura de Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário