quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sesa confirma dois casos de gripe A (H1N1)


           A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou dois casos de gripe A (H1N1) no Espírito Santo, sendo um na Grande Vitória e outro no interior. Os pacientes estão bem. Estas são as primeiras notificações confirmadas neste ano, mas não há motivo para alarme, conforme explica a responsável técnica pela influenza da Sesa, Silvana Guasti.
           A médica destaca que a doença hoje é mais conhecida do que há quatro anos, quando esse tipo de vírus entrou no País pela primeira vez. De lá para cá, o Ministério da Saúde (MS) adotou uma série de medidas para proteger a população mais vulnerável, inclusive ampliando o grupo contemplado na campanha anual de vacinação contra a gripe, encerrada há poucos dias.
Ela ressalta que a vacina aplicada contempla a cepa do vírus A (H1N1), ajudando a proteger a população mais suscetível, como crianças menores de dois anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e pessoas com fator de risco (diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, neoplasia e Aids).
           Além disso, a campanha foi realizada mais cedo neste ano (iniciou em abril), exatamente para dar tempo de imunizar esse público antes de a chegada do inverno, quando há maior circulação do vírus da gripe.

Controle

         Silvana Guasti também destaca que o Ministério da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica em todo o País, inclusive no Espírito Santo, mantém controle sobre casos de pacientes internados com doença respiratória aguda grave para saber que tipo de vírus está circulando.
        “Esse controle é importante para saber qual é a cepa circulante, se o vírus está mudando de comportamento, como o paciente evolui, para que sejam traçadas novas estratégias de imunização”, pontua a médica Silvana Guasti.

Sintomas

     Ela lembra que tanto a Influenza A (H1N1) quanto a Influenza Sazonal (gripe comum) são causadas por subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são os mesmos: febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo e mal estar, caracterizando uma síndrome gripal.

Atendimento

         Quando a pessoa apresentar febre repentina superior a 38ºC, tosse e dispneia (falta de ar) – podendo ser acompanhados de dor de garganta – é sinal de que a gripe pode evoluir para um quadro grave. Por isso é importante procurar atendimento em um consultório médico ou ir à unidade básica de saúde mais próxima de sua residência.
         “Só o médico é capaz de avaliar o paciente e indicar o melhor tratamento para cada caso”, afirmou a médica Silvana Guasti.
Prevenção
       Entre as dicas para prevenir a gripe ela cita: evitar aglomerações e ambientes fechados; lavar as mãos com água e sabão; ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca com lenço de papel; manter alimentação saudável e equilibrada; não compartilhar alimentos e objetos pessoais; evitar tocar os olhos, nariz ou boca.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira Texto: Maria Angela Siqueira mariaperini@saude.es.gov.br Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776 asscom@saude.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário