terça-feira, 18 de junho de 2013

Sesa oferece tratamento e educação em saúde do trabalhador

O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde (Cerest-ES) vem ajudando a prevenir, diagnosticar e tratar casos de doenças ocupacionais e acidentes detrabalho. Em funcionamento nas dependências do CRE Metropolitano, em Cariacica, o serviçocontabilizou, só no ano passado, 2.295 pacientes encaminhados para fisioterapia. Dor nas costas,tenossinovite (inflamação da estrutura que liga o osso ao músculo) e lesões no ombro estão entre osprincipais motivos que levam o trabalhador a procurar o Cerest.

Mais da metade dos pacientes atendidos é do sexo feminino (66%) e grande parte tem entre 41 e 50 anos de idade. Uma equipe multidisciplinar dá assistência ao usuário até sua reinserção no mercado detrabalho. O atendimento especializado conta com médico, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, fisioterapeuta, massoterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro, entre outros.

A fisioterapeuta Kelly Girardi, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), é uma das profissionais que atua no Cerest, ajudando no processo de educação continuada visando à prevenção e reabilitação de doenças ocupacionais. “É um trabalho diferenciado, com ênfase na qualidade. Para se ter uma ideia, muitas vezes o serviço de fisioterapia atua em conjunto com o massoterapeuta e o terapeuta ocupacional para atender as especificidades do paciente”.

Pessoas que chegam até o Cerest de Cariacica participam de uma consulta coletiva para conhecer os serviços, que funciona também como uma triagem prévia para identificar os pacientes acometidos por doenças ocupacionais e comprovar a correlação desse problema de saúde com o trabalho. A partir daí, passam pela equipe médica que faz o encaminhamento ao profissional indicado a dar continuidade ao tratamento. O agendamento para consulta coletiva pode ser feito por telefone: 3636-2703.

O setor de fisioterapia é um dos mais demandados. Em 2011, 2.029 pacientes foram atendidos pela equipe, que contabilizou 60.870 sessões de fisioterapia e 32.289 procedimentos executados. No ano passado, foram 2.295 pacientes atendidos, 68.850 sessões de fisioterapia e 34.032 procedimentos realizados.

– Principais diagnósticos
Tenossinovite e sinovite (27%)
Lesões de ombro (16%),
Dor nas costas (8,5%),
Episódios depressivos (4%)
Mononeuropatia dos membros superiores (4%).

– Saiba mais

TENOSSINOVITE

A tenossinovite é a inflamação do tendão e do tecido que o recobre, tendão é uma estrutura que liga o osso ao músculo. Gera sintomas como dor local e sensação de fraqueza muscular na área afetada.

O tratamento para a tenossinovite consiste em tomar medicamentos anti-inflamatórios e corticosteroides, e nas sessões de fisioterapia, onde se deve utilizar recursos analgésicos, anti-inflamatórios e posteriormente fortalecimento muscular.

Orientação: É importante que o indivíduo faça o repouso da articulação, evitando ao máximo o seu uso nas atividades diárias e especialmente no trabalho, para uma cura mais rápida. Para tal pode-se recorrer ao uso de tala e ao afastamento do trabalho.

LESÕES DE OMBRO

O manguito rotador é o grupo de músculos (subescapular, supraespinhoso, infraespinhoso e redondo menor) responsável pela mobilidade do ombro. Ele pode sofrer lesões em grandes traumas, porém o mais frequente é a lesão crônica com graus variáveis, desde um pequeno edema até a ruptura total de um ou vários músculos do manguito.

Nas fases iniciais o tratamento é clínico: consiste no uso de analgésicos e anti-inflamatórios, evitar movimentos e atividades que provoquem dor, fisioterapia, reforço muscular, eventual infiltração (injeção de medicação no local). Quando o tratamento clínico não for eficaz, após vários meses, pode-se indicar tratamento cirúrgico.

Orientação: A melhor forma de prevenir é detectar e tratar a doença no seu início, quando é reversível. Sabe-se hoje que a boa força muscular é fundamental para a função normal do ombro.

DORSALGIA

Dorsalgia (ou dor nas costas) pode se originar dos músculos, nervos, ossos, articulações ou outras estruturas ligadas à coluna vertebral. A dor pode ser constante ou intermitente, localizada ou difusa. Pode ter características em picada ou ardor. A dor cervical pode deslocar-se pelo braço e mão e parte superior das costas. Na parte inferior pode deslocar-se pela perna e pé e incluir fraqueza e dormência.

Exercícios de alongamento são essenciais nos programas de tratamento para dor nas costas. Repouso total é raramente recomendado, e quando necessário, é geralmente limitado a um ou dois dias.

Orientação – Boa parte dos problemas de dor nas costas pode ser resolvido por atitudes simples, como dormir em colchão duro ou sentar-se preferencialmente em cadeiras de encosto reto. Pesos só devem ser erguidos a partir de uma postura agachada, mantendo-se as costas retas. Da mesma forma, pessoas que passam longo tempo sentadas (como motoristas e trabalhadores administrativos), devem mudar de posição ou erguer-se de vez em quando para descontrair e exercitar os músculos.

Caminhar com as costas retas e mantendo o peito ligeiramente elevado, também contribui para uma melhoria da postura física e da própria aparência pessoal.

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO (MONONEUROPATIAS DE MEMBROS SUPERIORES)
É causada pela compressão do nervo mediano na altura do punho. Os sinais e sintomas são: dor, dormência, formigamento e falta de força. Esses sintomas pioram durante à noite e ao despertar pela manhã. O alívio parcial pode ser obtido sacudindo as mãos ou abaixando-as. Durante a crise, a dor pode se irradiar para o antebraço, cotovelo, podendo ir até os ombros.

O tratamento se baseia no uso de anti-inflamatórios para aliviar a dor. Também o uso de munhequeiras ajuda a manter a articulação dos punhos fixa. O repouso é uma das melhores formas de tratamento. Nos casos mais severos, pode haver necessidade de intervenção cirúrgica para descompressão do nervo.

Fontes: Fisioterapeutas Kelly Girardi Nalesso, Gessilda Souza Pimenta e Marina Henke da Silva, do Cerest da Sesa.

Fique por dentro

Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-Es) –  é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde especializada na atenção aos agravos de saúde relacionados ao trabalho. Está inserido na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (MS) e atua nas vertentes de vigilância, assistência e educação em saúde do trabalhador.

Vigilância – é feita nos locais de trabalho de acordo com a necessidade para avaliação do chamado nexo causal da doença ou quando aparecem muitas queixas de pacientes de uma mesma empresa.

Educação – envolve a promoção de palestras em locais como escolas e sindicatos, empresas e capacitação para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assistência – engloba desde o atendimento médico, psicológico e fisioterápico até as questões legais, como a notificação compulsória, orientação previdenciária e sobre direitos trabalhistas do trabalhador portador de doença ocupacional ou sequela de acidente de trabalho.

Serviço
Endereço: Rod. Br 262 Km zero - CRE-Metropolitano 1º andar, em Jardim América, Cariacica
Contato: 3636-2703, 3636-2704, Telefax: (27) 3636-2702
E-mail: crst@saude.es.gov.br



Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira Texto: Maria Angela Siqueira mariaperini@saude.es.gov.br Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776 asscom@saude.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário