quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sete pontes serão construídas em ALFREDO CHAVES


A prefeitura de Alfredo Chaves já recuperou vários pontos destruídos pela maior enchente da história do município ocorrida no ano passado. Estradas, calçamentos e bueiros foram reconstruídos, agora, por meio do Ministério da Integração Nacional, irá construir sete pontes na sede e no interior.
O Ministério irá destinar R$ 2.335.600,00 para a execução de obras de reconstrução e recuperação de danos causados por enxurrada, descrita no Plano de Trabalho realizado pela prefeitura e protocolado no órgão - processo n° 59050.001740/2012-62. Serão beneficiadas as pontes das comunidades de Cachoeira Alta, Cachoerinha, Gavião, Recreio, São Marcos, Parque de Exposições e Vila Nova de Ribeirão.
Quando o recurso chegar aos cofres da municipalidade, a prefeitura terá que realizar um processo licitatório para a contratação de empresas para execução das obras.
“Esse é o primeiro recurso em dinheiro que o município está recebendo para recuperar os estragos causados com a tragédia no ano passado. Estamos garantindo, com recursos próprios, o aluguel de 30 famílias que foram prejudicadas com a enchente. Vamos lutar junto aos governos federal e estadual para garantir um recurso que custeie a construção de casas populares para essas famílias que estão com suas residências em áreas de riscos. Temos ainda que recuperar estradas, além de outras pontes e bueiros que foram levados pelas forças das águas no interior”, disse o prefeito Roberto Fiorin.

Outros investimentos
A prefeitura já adquiriu computadores e outros equipamentos para as Secretarias de Educação e Saúde que foram danificados. Ainda, vem reformando a antiga creche e o jardim de infância, no Centro da cidade, que tiveram grandes prejuízos. Os dois espaços estão sendo adaptados para serem transformados no Centro Educacional Infantil José de Anchieta, que irá atender 300 crianças em dois turnos. A creche municipal já funciona em um novo e moderno espaço no bairro Residencial Alfredo Chaves (Cajá).
O parque de exposições Reginaldo Roque Giori também receberá investimentos. Banheiros, muro, espaço multiuso e outras melhorias serão realizados no local.
O calçamento de cerca de 10 ruas, atingidas e danificadas pela enxurrada no ano passado, foi recuperado e realizado um amplo trabalho de limpeza do sistema de drenagem pluvial da cidade.  Foram retirados areia das caixas coletoras e todo tipo de lixo das galerias, que estavam impedindo o fluxo das águas em dias de muita chuva. Foram atendidos diversos bairros da sede municipal.
Alerta. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos faz um alerta para a população não jogar lixo desordenadamente. “Todo o lixo jogado nas ruas e em terrenos baldios acabam indo para a rede de drenagem e entupindo o sistema, causando futuros alagamentos”, disse o titular da pasta, Ronivaldo Natali.

Governo estadual recupera trechos
O governo do Estado já recuperou a ponte que dá acesso ao bairro Cachoeirinha, na sede e vem recuperando dois trechos na ES 146, um próximo a Biquinha, no mesmo bairro, onde foi construído um muro de contenção, recuperado o calçamento e construído uma passarela, próximo ao rio Benenvente. Outro trecho é acima do logradouro, onde parte da rodovia vem sendo reconstruída. Nessas duas obras o governo do Estado está investindo cerca de R$ 2,5 milhões.
De acordo com a Secretaria de Obras, o governo estadual sinalizou que irá duplicar a ponte que dá acesso ao bairro Cachoeirinha; recuperar e duplicar a ponte que liga o Centro ao bairro Portal dos Imigrantes, com construção de muro de contenção.

Locais que serão construídas as pontes:
Rio Benevente/Santa Maria de Cachoerinha
Rio Crubixá/Gavião
Rio São Joaquim/Recreio
Rio Iriritimirim/São Marcos
Rio Crubixá/Gavião
Rio Benevente/Passarela de Pedestre - ligando o bairro Ouro Branco ao Parque de Exposições (Sede)
Rio Piripitinga/Vila Nova de Ribeirão
Rio Tororoma/Cachoeira Alta

Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: 27 3269-2724 / 8892-6411
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Local onde será construído passarela ligando ao parque de exposições.JPGLocal onde será construído passarela ligando ao parque de exposições.JPG
1633K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Obras Parque Exposições antes (6).JPGObras Parque Exposições antes (6).JPG
2290K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário