terça-feira, 11 de junho de 2013

‘SOCIETÀ ITALIANA DI CASTELLO’ FAZ CAMPANHA PARA ARRECADAR ACERVO



Fotos, trajes típicos e objetos antigos, tudo isso vai fazer parte de uma exposição retratando a história da Cultura Italiana em Castelo, durante as comemorações da XXIII Festa Italiana, promovida pela Società Italiana di Castello, que será realizada entre 18 e 25 de agosto de 2013. A exposição, que será realizada no Centro Cultural, vai começar um pouco antes, no dia 13 de agosto, e vai até o final das comemorações da Festa Italiana, e tem objetivo mostrar um pouco mais da história da Cultura Italiana em Castelo.

.

"Estamos organizando para a Festa Italiana de 2013, uma mostra cultural, que será realizada no Centro Cultural. Um desfile escolar, realizado em 1990, comemorativo ao Centenário da Imigração Italiana no nosso município, foi o berço que despertou nas pessoas essa italianidade que estava guardada. Depois desse desfile, aconteceram várias reuniões que deram origem à Società, em 09 de abril de 1991. Temos pouca coisa desse tempo, e agora temos espaço para fazer uma exposição, com fotos e registros. Essas fotos serão selecionadas, de acordo com a necessidade da exposição, e ficarão abertas à visitação no Centro Cultural", informou a Presidente da Società Italiana di Castello, Linda Melo.

Para a realização da mostra cultural, a Società conta com a colaboração da população na doação de objetos e fotos que representem de alguma forma a Cultura Italiana em Castelo. Trajes Típicos e roupas utilizadas por quem desfilou para Rainha da Festa Italiana podem ser entregues na Sede da SIC as 3ª e 5ª feiras em horário comercial, e as fotos ou cópias, podem também ser enviadas por e-mail, para societa@terra.com.br, ou postadas no Facebook da Società Italiana di Castello, até o dia nove de julho.

Alguns objetos e fotos já começaram a chegar. Márcia Azevedo Campanha é uma das castelenses que já fez a doação do vestido utilizado pela filha no desfile de 2007, para o acervo da Società: “É muito bom estar colaborando com o acervo, porque a gente sabe que algo que estava guardado, vai servir para as pessoas observarem como eram os trajes daquela época. É muito gratificante colaborar com as pessoas mais novas, mostrando como eram os trajes, que servirão para identificar também qual região da Itália eles representaram”, disse Márcia, orgulhosa em poder fazer parte das doações que contam um pouco da história da nossa cidade.

É importante lembrar que nas fotos e objetos, devem conter informações dizendo, por exemplo, a qual família pertence, para que haja identificação dos mesmos durante a exposição. Após a mostra cultural, todo o material doado fará parte de um acervo da Società Italiana di Castello. Maiores informações pelos telefones: (28) 3542-0292 ou (28) 9982-0830.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário