sábado, 29 de junho de 2013

Tecnologias cada vez mais perto do produtor



Programa de Inclusão digital leva novos conhecimentos para o campo

As tecnologias estão cada vez mais presentes no dia a dia do campo, gerando uma série de benefícios, como eficiência e praticidade. Mas ainda é preciso democratizar o acesso, permitindo que as pessoas saibam aproveitar adequadamente as funcionalidades oferecidas pelos meios digitais. Pensando nisso, o Senar/ES (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo), por meio do Programa de Inclusão Digital, leva aos produtores rurais e seus familiares conhecimento sobre novas tecnologias de informações e ferramentas que podem ajudá-los nas atividades do campo.

O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e de trabalho no meio rural. “Com o uso das tecnologias, como a internet e o computador, os alunos podem buscar mais informações, cotações de preços, previsão do tempo, procurar novos canais de comercialização, além de utilizar o computador para ajudar a administrar a propriedade”, revela o instrutor do Senar/ES, Felipe Carlos Schwambar.

Conteúdo

Durante o treinamento, os participantes recebem instruções de informática, acesso à internet, utilização do e-mail como fonte de comunicação e orientações sobre editores de textos e planilhas eletrônicas. Além disso, aprendem a acessar sites úteis, como o do Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br), que é uma fonte de informação para os produtores.

O instrutor do Senar/ES destaca os resultados da capacitação. “Muitos produtores ficaram interessados nas planilhas de controle de gastos. Uma que fazemos em sala de aula é a de controle de café. Alguns já me relataram que a planilha ensinada em sala de aula ajuda a ganhar tempo na hora de realizar o pagamento dos funcionários, já que todos os cálculos são feitos automaticamente”, revela.

Além disso, ele destaca que muitos produtores controlam a previsão do tempo pela internet, o que permite a programação dos trabalhos conforme o clima. Os interessados em participar desta e de outras capacitações do Senar/ES devem procurar o Sindicato Rural do seu município.


Confira alguns treinamentos de julho*:
Treinamento
Data
Local
Trabalhador na Produção de Derivados do Leite
01/07
Comunidade Laranjeiras, Alegre
Trabalhador na Operação e na Manutenção de Tratores Agrícolas (Tratorista Agrícola)
01/07
Baixo Itaguaçu, Itaguaçu
Trabalhador no Processamento do Pescado
01/07
APESAM, São Mateus
Jardineiro
01/07
Guaçui
Trabalhador no Cultivo de Plantas Industriais (Poda e Desbrota de Café)
02/07
Córrego Panquinhas, Pancas
Salgados e Doces
03/07
Castelo
Produção Caseira de Alimentos (Pães e Biscoitos)
04/07
Córrego Barro Preto, Barra de São Francisco
* A agenda de treinamentos pode sofrer alterações durante o mês

Mais informações:
Iá! Comunicação/ Camilla Caldeira – (27) 33124-5909// 9953-6272
                                     Priscila Norbim – (27) 9923-8054

Nenhum comentário:

Postar um comentário