segunda-feira, 3 de junho de 2013

Unidades de Observação de Abacaxi Vitória são implantadas em Barra de São Francisco


03/06/2013 - 17h18min

Incaper/Barra de São Francisco


O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Incaper) implantou, em parceria com quatro famílias de produtores rurais de Barra de São Francisco, unidades de observação do Abacaxi Vitória, desde fevereiro deste ano. A nova variedade tem sido bem aceita no município por parte dos produtores e consumidores.

“Para analisar com mais propriedade o comportamento da variedade no município, o Incaper implantou as unidades em quatro propriedades. Durante, pelo menos, dois anos, serão observados o crescimento, florecimento, frutificação e desenvolvimento do fruto. Os projetos estão seguindo as técnicas recomendadas para a cultura, sempre que possível utilizaremos de práticas menos agressivas ao meio ambiente”, explicou o extensionista do Incaper, Alexandre Mendonça.

Atualmente, existem 25 mil plantas nas unidades. As famílias envolvidas receberam as mudas gratuitamente. Em contrapartida, fornecerão ao Incaper duas mudas para cada uma recebida. Além disso, estão recebendo do Incaper orientações para a condução da cultura e comercialização da produção.

De acordo com o extensionista do Incaper, o abacaxi é uma fonte de renda alternativa, viável e rentável. “Em 1 hectare, podemos plantar mais de 40 mil plantas. Caso haja 35 mil frutos, vendidos a R$ 1,00 cada, são R$ 35mil em dois anos. O mercado local é muito bom. Todo mês, caminhões saem de Marataízes e região para vender abacaxis aqui”, relatou.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário