sexta-feira, 7 de junho de 2013

Vitória é marco inicial de contemplação de atrativos nos 575km da Rota Imperial


Vitor Nogueira
Fachada do Palácio anchieta
Palácio Anchieta é um dos atrativos que integram o roteiro da Rota Imperial Ampliar
Tadeu Bianconi
Catedral Metropolitana de Vitória vista do alto
Participantes passarão pela Catedral Metropolitana e outros monumentos do Centro Histórico
Vitória fará parte integralmente da Rota Imperial São Pedro D' Alcântara, a partir deste sábado (8), às 9 horas, quando serão inauguradas a sinalização e a demarcação do roteiro no Palácio Anchieta, no Centro Histórico. O local escolhido é a praça João Clímaco, considerado o marco zero da Rota Imperial.
O roteiro, que parte de Vitória e vai até Ouro Preto (MG), inserindo o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real, percorre 14 municípios capixabas e reproduz os caminhos abertos no início do século 19 durante o período da exploração do território nacional em busca do ouro. O prefeito Luciano Rezende vai participar da solenidade.
São mais de 200 atrativos, entre eles, museus, igrejas, sítios históricos, restaurantes, pousadas e hotéis. Em Vitória, os participantes passarão pela Capela Santa LuziaCatedral MetropolitanaConvento do CarmoConvento São FranciscoEscadaria de São DiogoEscadaria Maria OrtizIgreja de São GonçaloIgreja Nossa Senhora do RosárioPalácio Anchieta e Theatro Carlos Gomes.
Constam no roteiro, ainda, Viaduto Caramuru, Mercado da Vila Rubim, Parque MoscosoMuseu Capixaba do Negro, Escadaria Carlos Messina, Cais dos Catraieiros, parque Gruta da Onçae Forte São João. A cada quilômetro há um marco de identificação.
Tadeu Bianconi
Viaduto Caramuru no centro de Vitória visto de baixo
Viaduto Caramuru também faz parte da lista de mais de 200 monumentos do roteiro
Fernanda Neves Gomes
Escadaria de pedra, com corrimão em meio a espécies de Mata Atlântica
Participantes poderão conhecer as belezas do parque Gruta da Onça

Placas

No total, são 575 quilômetros de extensão, sendo 301 no Espírito Santo. A Estrada Real corta 31 cidades, sendo 17 mineiras e 14 no Estado. Ao longo do caminho foram instalados 384 marcos e 52 placas de identificação dos trechos na Estrada no Espírito Santo.
Fazem parte do trajeto no Espírito Santo, além de Vitória, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante.
O projeto da Rota Imperial tem apoio da Prefeitura de Vitória e é um convênio entre a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Governo do Estado e Instituto Rota Imperial (IRI).

Experiência

Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Paulo Renato Fonseca Júnior, a proposta é integrar os dois estados. Para ele, trata-se de uma rota com grande valor turístico. Mistura história, cultura, turismo e desenvolvimento. O Centro Histórico de Vitória é riquíssimo, possui o Projeto Visitar já consolidado e cujo patrimônio poderá ser conhecido no trajeto.
"A Rota Imperial será importante por oferecer também maior visibilidade à cidade pela mídia espontânea e efeito boca a boca por parte dos participantes, que certamente terão ótimas lembranças da contemplação dos lugares por onde passarão. Uma experiência que deverá ser levada para sempre", comemora o gestor.
O secretário adiantou que as novas demarcação e sinalização são fundamentais para atrair grandes eventos para o roteiro. Um deles será a 31ª edição do maior e mais tradicional enduro de regularidade do Brasil, o Enduro da Independência, que terá como cenário a Rota Imperial, quarto trecho da Estrada Real que liga Ouro Preto a Vitória.
Samira Gasparini
Projeto visitar no centro histórico de Vitória
Igrejas históricas da capital integram o roteiro da Rota Imperial
Imagem divulgação
Ouro Preto
Estrada Real tem 575 quilômetros de extensão até chegar a Ouro Preto (MG)
Com edição de Matheus Thebaldi
Saiba mais sobre PrefeitoTrabalhoTurista e Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário