sexta-feira, 14 de junho de 2013

Vitória faz parceria com São Carlos(SP) para compartilhar tecnologias inovadoras


Yuri Barichivich
SEDEC - Secretários e Sub-Secretários - Sandra MOnarcha
Secretária Sandra Monarcha diz que Vitória e São Carlos podem desenvolver, no futuro, uma parceria muito importante para o desenvolvimento tecnológico
Vitória compartilhará experiências e tecnologias inovadoras com São Carlos (SP), considerada capital nacional da tecnologia. Foi assinado nesta semana um memorando de entendimento entre as duas cidades para integrar as pesquisas desenvolvidas nos parques tecnológicos dos dois municípios.
A parceria foi oficializada durante a visita técnica da secretária de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Sandra Monarcha, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), André Gomyde. Eles conheceram o Science Park, o Instituto Inova, a Fundação Parq Tec e os laboratórios da Embrapa Instrumentação, junto com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Ciência e Tecnologia de São Carlos, José Galizia Tundisi, e o presidente do Instituto Inova, José Octávio Armani Paschoal.
Para Tundisi, Vitória e São Carlos possuem semelhanças em projetos de desenvolvimento. "Conversamos sobre nossos projetos e obtivemos informações sobre o que está sendo feito em Vitória. É uma forma de enxergarmos de maneira mais clara aquilo que se pode fazer em conjunto e de expandir as ações entre as duas cidades, com troca de tecnologia e informações", disse.
Durante o encontro, foram discutidos o funcionamento dos parques tecnológicos de São Carlos e os processos de incubação de empresas na cidade.
A secretária Sandra Monarcha acredita que as duas cidades podem desenvolver, no futuro, uma parceria muito importante. "A cooperação vai proporcionar o intercâmbio de experiências e tecnologias inovadoras entre as cidades. São Carlos é considerada a capital nacional da ciência e da tecnologia. Isso vai potencializar a produção do Parque Tecnológico Metropolitano de Vitória".
Para Gomyde, a "cultura da tecnologia e inovação" de São Carlos é exemplo. "O posicionamento como cidade de tecnologia e inovação cria uma cultura que garante que os investimentos sejam direcionados de forma correta. O que vou levar como maior experiência é a implantação da cultura de inovação em Vitória".
A visita mostrou a importância da relação entre as empresas de alta tecnologia e o poder público. "É importante a disposição do poder público em querer ajudar o empreendedor na área tecnológica. Esse é o maior atrativo e é isso que São Carlos está fazendo", enfatizou o presidente do Instituto Inova, José Octavio Armani Paschoal.

Parque Tecnológico Metropolitano de Vitória

André Luiz Silva Sobral
André Gomyde
André Gomyde destacou que Vitória tem vocação para serviços ligados às areas de ciência e tecnologia
De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), André Gomyde, a previsão é de que a ordem de serviço para a construção do Centro de Inovação do Parque Tecnológico Metropolitano de Vitória saia no final do segundo semestre deste ano. O investimento é de R$ 50 milhões.
"Vitória tem vocação para serviços e fundamentalmente nos ligados à ciência e à tecnologia. A ideia é articular universidades, institutos federais e a rede de ensino para a produção científica. São Carlos é exemplo para nós porque a cultura da cidade respira inovação. Isso gera novos negócios e empregos, porque as indústrias querem se instalar próximas aos parques", disse.
Para ele, o parque também promove o desenvolvimento macro na Grande Vitória. "Como Vitória não tem grandes áreas para a instalação das grandes indústrias, outros municípios serão beneficiados. A capital não perde em função das receitas geradas pelos impostos e empregos do parque. A estimativa é de geração de 130 novos postos de trabalho com média salarial de R$ 10 mil".
Saiba mais sobre São Carlos
Fica na região central de São Paulo e possui 221.936 habitantes. A dinâmica da cidade está ligada à produção acadêmica, científica e tecnológica. Possui grande concentração de universidades e centros de pesquisas. Há um pesquisador doutor (PDH) para cada 180 habitantes e um pesquisador para cada 42 habitantes. Na economia, se destacam as empresas de base tecnológicas e grandes indústrias. O turismo tem como foco trabalho ou pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário